sexta-feira, agosto 06, 2010
quarta-feira, outubro 22, 2008
Doces pecados
2) "A Revolução Pendente - Feminismo e Democracia" de Carlos Diegues. Pecado em dose tripla: temática demoníaca, edição disponível para descarga gratuita na net e editado na Galiza com cedilha e til. Alguém terá que arder no inferno por tudo isto. Via.
3) Mormons Exposed 2009. Já podem tirar o calendário de 2008 da parede, novos Helders desnudam o tronco para deleite pagão. Muita atenção ao Matthew em pregação pela África do Sul e ao Cody, que prega pela Lousiana fora. Aqui fica o vídeo, e se não resistirem prega-los na vossa parede ou a comprar a T-shirt "I heart mormon boys" por 15,50 dólares já sabem, só haverá absolvição rénica se oferecerem o dobro à campanha dos autocarros ateístas de Londres.
4) Entretanto a saga da Bicha do Demónio prossegue, para ver e rever aqui.
PS: Entrevista com o génio por trás da Bicha aqui!
Publicada por
bossito
à(s)
12:42 da manhã
3
comentários
tags: ateísmo, bicha do demónio, copy right, erótica, feminismo, galiza, língua, livros, mormons
terça-feira, março 11, 2008
Então isto agora não era tudo dos brasileiros?
«Portugal terá primeiros dicionários com regras do acordo ortográficoLê-se no Folha de São Paulo, em ortografia pré-acordo, para horror do analfabetismo-patriota que tem enchido as caixas de comentários de notícias sobre o acordo ortográfico (exemplo) com os comentários mais tontos e desinformados. Afinal os primeiros dicionários de acordo com o acordo até serão portugueses, da Texto Editora, agora propriedade do Grupo Leya.
Na seqüência da aprovação da ratificação do segundo protocolo modificativo do acordo ortográfico pelo governo português, na quinta-feira passada, a Texto Editores lança, na próxima sexta, dois dicionários e um guia já com as alterações previstas no idioma.
Segundo informação divulgada nesta segunda-feira pela editora portuguesa, as edições - que, por ora, serão lançadas apenas em Portugal - "visam dar a conhecer as alterações introduzidas pelo acordo ortográfico de 1990".»
Imagino o horror e a dificuldade que terá sido retirar uns Ps e uns Cs a meia dúzia de entradas do dicionário para que pudesse estar de acordo com esta reformazinha simbólica. Claro que isto não passa de um belo golpe de marketing, mas dado o contexto em que surge, de editores histéricos e tresloucados com a aplicação do acordo e governo com medo de agir, temos mais é que aplaudir a iniciativa. E já agora, publicidade de borla para os novos dicionários e ainda o "Atual", uma explicação do acordo ortográfico.
Resumo explicativo: 4,41€Adenda: «Novo dicionário da Língua Portuguesa» - Reportagem da RTP.
Publicada por
bossito
à(s)
6:49 da tarde
10
comentários
tags: acordo, dicionários, língua, livros
terça-feira, fevereiro 26, 2008
Manuela Bacelar no Sexta à Noite
Para apresentar "O Livro do Pedro". Vídeo também no Sapo.
Adenda: Entrevista ao DN feita por Fernanda Câncio. E blog oficial do livro.
Publicada por
bossito
à(s)
3:13 da tarde
0
comentários
tags: literatura infantil, livros, parentalidade, rtp, vídeo
terça-feira, fevereiro 19, 2008
Enriquece a tua biblioteca
Não sei se vocês têm ido às bibliotecas públicas ultimamente, mas algo de estranho se passa, sobretudo nessas bibliotecas de última geração que têm pipocado pelo país nos últimos anos. No meu tempo de teenager as bibliotecas eram lugares lúgubres e frios, onde só alunos muito totós e dedicados punham os pés, além dos velhotes que ocupavam, e ainda ocupam, a secção dos jornais. Eu sei, porque eu também era desses totós. Agora guess what?, é cool ir a biblioteca. As bibliotecas mais recentes são as novas traseiras dos ginásios escolares, o lugar onde estar, ver e ser visto, e claro, pelo meio ainda se lê alguma coisa e cultiva-se a cachola. O marmelanço é entre as estantes de história e filosofia, e fumar, at last, já não é cool. Claro que os computadores, leitores de DVD e CD ajudam ao sucesso, mas é realmente possível encontrar fileiras de canalhada nos seus 12/18 com um livro aberto à frente do nariz. E não só. "Horas do conto" pra putos de 6 anos e até eventos para bebés gatinhantes completam o ramalhete que faz algumas bibliotecas parecerem shoppings em saldos.Por tudo isto é coolíssima a ideia da ILGA do patrocínio de bibliotecas. Quem patrocina és tu e a ILGA faz o serviço; a quem não o quiser fazer directamente, claro está. A oferta às bibliotecas é então a colecção editada pela ILGA em colaboração com a Fundação Triângulo Extremadura. Para que pequenos e graúdos possam então ter acesso na sua biblioteca a livros que reflictam a realidade em toda a sua diversidade. Serviço público pois então.
Publicada por
bossito
à(s)
1:01 da manhã
0
comentários
tags: activismo, ilga portugal, livros, patrocínios
quinta-feira, fevereiro 14, 2008
Ui, mais uma afronta
Publicada por
bossito
à(s)
11:07 da manhã
1 comentários
tags: evento, literatura infantil, livros, visibilidade lgbt
terça-feira, dezembro 11, 2007
Livros para todas as famílias
Mesmo a tempo do Natal, a edição pela Associação ILGA Portugal de «dois livros infantis ("De onde venho?" e "Por quem me apaixonarei?") cujas histórias e respectivas ilustrações retratam, de uma forma simples, a diversidade afectivo-sexual, promovendo assim a igualdade, o respeito pela diversidade e a convivência cidadã desde a infância. São livros inclusivos, para todas as famílias – esta edição é afinal mais um passo na nossa luta pelo direito à indiferença.» 10€ cada, lançados dia 15 na Bulhosa de Entrecampos, em Lisboa, com a presença dos autores e apresentação de Miguel Vale de Almeida.
Publicada por
bossito
à(s)
12:18 da manhã
1 comentários
tags: activismo, evento, ilga portugal, livros
quarta-feira, dezembro 05, 2007
Um Natal porreiro, pá!
PS: A publicidade está giríssima, mas este blog não recomenda a compra de livros das editoras portuguesas para presentes de natal, em jeito de boicote pelo boicote por estas anunciado. Sendo a Webboom propriedade de uma dessas editoras, também não recomendamos qualquer compra através desse site. Melhor procurar nos ".com.br".
Publicada por
bossito
à(s)
7:06 da tarde
0
comentários
terça-feira, dezembro 04, 2007
O maior do maior
Tinha prometido postas queirosianas aos molhos, mas afinal foi a Anita que tomou conta cá do curral. Não é grave. Do Eça não há muito a dizer, é lê-lo, lê-lo sempre. E o Eça favorito pelos rénicos leitores é o que leram no liceu: "Os Maias", com 49 votos, também a escolha de Saramago, lê-se na capa da edição inglesa. Segue-se "O Crime do Padre Amaro" (28), tendo por perto dois romances de reconciliação com o país e a sua ruralidade, "A Ilustre Casa de Ramires" e "A Cidade e as Serras", ambos com 20 votos. As restantes obras somam 32 votos. Todos merecem ser lidos. Saem mais baratos que esses calhamaços pseudo-históricos agora em voga, e dão muito mais gozo. É de apetite, hem?
Publicada por
bossito
à(s)
12:14 da manhã
0
comentários
tags: eça de queiroz, livros
sexta-feira, novembro 30, 2007
O acordo e o mercado africano
Entretanto, falando de livros, Angola e de editores portugueses:

«A publicação de "Purga em Angola", polémico ensaio sobre o sangrento contragolpe de 27 de Maio de 1977 no seio do MPLA, tem valido aos seus autores, o casal de investigadores Dalila Cabrita Mateus e Álvaro Mateus, uma série de "ameaças e tentativas de intimidação", confirmadas, ao JN, pelos próprios. Além disso, é quase impossível encontrar o livro à venda.Passaria o mesmo se a editora fosse brasileira?
(...) A docente universitária garante também que "uma semana antes do lançamento, quando os autores ainda não tinham visto o livro, já na Embaixada de Angola alguém se gabava de o ter e de o ir mandar para Angola".
As suspeitas adensaram-se a partir do momento em que a tiragem rapidamente esgotou e, apesar das sucessivas promessas nesse sentido, o stock não foi reposto. "Há praticamente um mês que não existem livros à venda", acusa Dalila Cabrita Mateus, para quem "não admira que, com esta embrulhada, apareçam pessoas a dizer que boa parte da edição foi vendida a Angola para ser queimada. Ou, então, a afirmar que Angola comprou a distribuidora e esta retirou os livros do mercado".
Carlos Araújo, editor da ASA responsável pelo livro, desmente eventuais pressões sofridas e atribui à situação interna da empresa, adquirida há cerca de dois meses pelo grupo de Miguel Paes do Amaral, as dificuldades no lançamento de uma nova edição. (...)»
Publicada por
bossito
à(s)
4:07 da tarde
7
comentários
segunda-feira, novembro 26, 2007
Anita + atrevida
Já há uns tempos que reparei nesta deliciosa publicidade à loja de souvenirs do site Rue89. Mas só agora descobri a sua origem. Como já deduziram, "Martine" é o nome francês (e o original) da célebre Anita, heroína de uma série de livros iniciada nos anos 50, que conta as primeiras experiências de vida de uma burguesa acomodada ao mundo machista em que vive.Ora em Outubro fez furor na internet francófona o Martine Cover Generator, que como o nome indica, era um gerador de capas alternativas dos livros da Martine. O anúncio do Rue89 é um dos resultados, mas há outros ainda mais giros, como "Martine escapa ao seu teste de ADN" ou críticas ao encerramento do site. Pois é, por pressões dos editores, o site, apesar do imenso sucesso, durou pouco. É pena, nem o pude testar. Mas se alguém quiser e souber fazer uma versão portuguesa, não duvido que alcançará igual sucesso. Com o google e o meu programinha de desenho o melhor que consegui foi isto:
Publicada por
bossito
à(s)
12:18 da manhã
0
comentários
tags: anita + atrevida, banda desenhada, humor negro, livros
quinta-feira, novembro 22, 2007
O feriado que falta
Adivinhem quem faz anos no próximo domingo? Acertaram, o bom do Eça fará 162. Devia ser feriado, mas não é, já se gastou o 25 do mês seguinte com um excelente carpinteiro, não duvido, embora da Palestina! Coisas da globalização... Seja como for, aqui no renas, devotos só do Eça. Vai daí, são-lhe dedicados os próximos dias, com votações (ver ao lado), citações e outras bloguices que ocorram. Que a mordacidade e espírito crítico queirosianos estejam sempre convosco.
Publicada por
bossito
à(s)
1:23 da manhã
1 comentários
tags: eça de queiroz, efemérides, literatura, livros
quinta-feira, novembro 08, 2007
Bom tempo
Publicada por
bossito
à(s)
11:53 da tarde
0
comentários
tags: ecologia, fotografia, livros, metereologia
sábado, setembro 15, 2007
Os livros que não mudaram as nossas vidas
Passemos então aos resistentes. Ou nem por isso, o dot acha que a vida é demasiado curta para ler Dostoyevski, pelo que listou os livros que lhe mudaram a vida, Crime e Castigo não incluído.
Já na Enciclopédia Chinesa - reavivada pela pergunta? - encontramos uma lista com algumas coincidências em relação à minha. Nas diferenças importa realçar que não tive coragem de mencionar Marguerite Duras, não me lembrei que já tinha lido Pessoa e esqueci completamente essa figurinha catita chamada Júlio Diniz. Não fora isso, e seriam quase listas repetidas, apenas com diferentes Lobo Antunes a embalar-nos o tédio.
Publicada por
bossito
à(s)
4:45 da tarde
7
comentários
quarta-feira, setembro 05, 2007
terça-feira, setembro 04, 2007
10 livros que não mudaram a minha vida
Viagem ao País da Manhã - Hermann Hesse (quase mudava, tal a vontade de cortar os pulsos por estar a ler aquilo, acho que nunca um livro tão pequeno custou tanto a ler)
Moby Dick - Herman Melville
O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas
O Manual dos Inquisidores - António Lobo Antunes
Recordações da Casa dos Mortos - Fiodor Dostoievski (sou um monstro sem coração, mas do mesmo autor amei A Submissa)
Viagens na minha terra - Almeida Garrett (leitura não concluída)
A Colmeia - Camilo José Cela (A Cruz de Santo André, do mesmo autor, foi igualmente escusado)
Um Dia na Vida de Ivan Denisovich - Alexander Soljenitsin
O Anjo Mudo - Heinrich Böll (mas o A Honra Perdida de Katharina Blum mudou e muito, recomendadíssimo)
Como procurar emprego - Guia prático - Instituto de Emprego e Formação Profissional
PS: Já esquecia, passo a bola ao dot, Cesare, Miguel, João e Eduardo.
PPS: Quem achar estranha a ausência de Ulisses e Sibila da lista, saiba que nunca tentei sequer. Já do Alexandre Herculano, pois devorei sem pesnatejar O Bobo e Eurico, o Prebítero em plena adolescência.
Publicada por
bossito
à(s)
7:08 da tarde
2
comentários
tags: livros
segunda-feira, junho 18, 2007
Leituras de Verão: o pretexto que faltava
«Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha reforçou o antigo princípio da "mente sã, corpo são", ao descobrir que a leitura de um livro recheado de ação e sexo gasta duas vezes mais calorias que ficar parado.» [via]Do mesmo autor, "The Price of Temptation" também tem uma capa promissoramente dietética.
Publicada por
bossito
à(s)
5:00 da tarde
3
comentários
tags: cultura queer, emagrecimento, livros, saúde
sábado, fevereiro 03, 2007
Pessimismo serenado
Publicada por
bossito
à(s)
2:54 da manhã
1 comentários
tags: aborto, estatísticas, fundamentalismo, irlanda, livros, manipulação
quarta-feira, janeiro 24, 2007
Project Gutenberg em Português
O Projecto Gutenberg é a mais antiga biblioteca virtual (e gratuita) do mundo, e agora está disponível em português. Construída por voluntários de todo o mundo procura agora aumentar a sua colecção neste idioma. Há várias formas de ajudar, descobre aqui como o fazer.
Publicada por
bossito
à(s)
10:28 da tarde
0
comentários
tags: internet, língua, livros, sites recomendados
quinta-feira, setembro 07, 2006
Nada que se compare à Bíblia ou ao Corão
Mas este livro, "The Collector" de John Fowles editado em 1963, já terá inspirado além do rapto da austríaca Natascha Kampusch, o rapto, tortura e assassinato de pelo menos 25 pessoas na Califórnia nos anos 80, pela dupla criminosa Charles Chitat Ng e Leonard Lake. Foi levado para o grande ecrã em 1965. E em Portugal está traduzido e editado pela Caminho. Só não é santo como os outros, já lhe chamam maldito.
Publicada por
bossito
à(s)
2:01 da manhã
0
comentários




