sábado, julho 14, 2007
sexta-feira, julho 13, 2007
Renas arrastadas
Publicada por
bossito
à(s)
6:03 da tarde
2
comentários
tags: blogs
A homofobia é tão gay (3)
Bob Allen é um deputado republicano da Casa dos Representantes da Florida, EUA, e também o mandatário da candidatura presidencial de John McCain naquele estado. Ultra-conservador, sobretudo em "assuntos morais" (tentou endurecer as leis contra o sexo em público), recebe cerca de 92% do apoio financeiro para as suas campanhas da Coligação Cristã da Florida. Profundamente homofóbico (opôs-se a uma lei anti-bullying homofóbico e defende a proibição constitucional do casamento gay) já recebeu o "prémio" Wicked Witch, que a organização Rainbow Democratic Gay & Lesbian atribui ao "pior dos piores" em matéria de políticas LGBT. Foi detido na quarta-feira à porta de um WC público, depois de ter aliciado um polícia à paisana a deixa-lo praticar sexo oral por 20 dólares, o que é crime naquele estado [via]. Declara-se "inocente".Reportagens vídeo: durante o processo de detenção, aquando da libertação e declaração de inocência.
Publicada por
bossito
à(s)
3:07 da tarde
8
comentários
quinta-feira, julho 12, 2007
Miss Kitty censurada, Getafe resiste e Sócrates, que fará?
Bento 16 nunca pareceu tão disponível para amar, como Jesus mandava de resto. Chama-se "Miss Kitty" a obra que acabou por ser censurada em Milão, por pressões do Vaticano.Agora só não sabemos se Sócrates será mais uma Miss Kitty ou pelo contrário, não põe nada à frente dos interesses da República, como fazem os adeptos do Getafe com o seu clube.
Publicada por
bossito
à(s)
7:58 da tarde
0
comentários
tags: censura, espanha, futebol, icar, itália, laicidade, vaticano
Caça aos patos
Vídeo: anúncio espanhol inspirado no naufrágio dos patinhos.
Publicada por
bossito
à(s)
2:39 da tarde
0
comentários
tags: enlarge your art, frança
quarta-feira, julho 11, 2007
Quem tem medo de referendar a Concordata?
REFERENDO À CONCORDATA JÁ!
Publicada por
bossito
à(s)
3:30 da manhã
15
comentários
O Estado cobra, a Igreja esbanja
«Ainda na área da educação, a CEP critica a redução dos apoios do Estado à Universidade Católica Portuguesa e os problemas no ensino da Educação Moral e Religiosa nas escolas públicas. "Não há liberdade de educação em Portugal", concluiu o religioso, recordando que todos os partidos prometem permitir a escolha livre das famílias entre escolas públicas e católicas mas nunca cumprem essas promessas depois de serem eleitos.»Esta é uma das passagens mais curiosas da notícia da Lusa, que merecia toda uma tese de análise, mas para já fico-me por um postito. "Não há liberdade de educação em Portugal", quem lê imagina alunos impedidos de escolherem estudar em escolas católicas. Será isso? O que entenderão por "escolha livre" os bispos de Portugal? Esperem, não me digam que querem que o estado pague as propinas altíssimas que vocês cobram aos vossos alunos, para que estes possam escolher entre escolas públicas e colégios católicos sem se preocuparem com a factura? É isso? Lata não falta aos bispos portugueses, trocam as palavras, os jornalistas noticiam como se com a troca algo fizesse ainda sentido, e siga o forrobodó. O que os bispos querem é que o estado esqueça não só que é laico, mas também que tem todo um sistema de ensino ao seu encargo, e passe a financiar "porque sim" o sistema de ensino concorrente da ICAR.
«"O peso da Igreja na sociedade portuguesa não é o Estado que o define", disse, acrescentando que estas questões serão objectos de análise na próxima Assembleia Plenária dos bispos portugueses que terá lugar em Novembro, a decorrer em Roma.»Pois não é o estado, não senhor. Mas porque raio havia de ser a igreja? Porque não deixa a igreja que seja a sociedade a definir a sua relevância? Porque é que em vez da igreja querer continuamente substituir o papel do estado em várias áreas (educação, saúde, etc) com o dinheiro do estado, não tenta a substituição com o seu próprio dinheiro? Porque não pode a ICAR, a exemplo de várias outras igrejas por esse mundo fora, cobrar "impostos" (quotas, dízimos, chamem o que quiserem) aos seus membros para assim poder manter os seus serviços alternativos? A sério, porquê?
Oh esperem, não me digam que têm medo? Que imaginam que a sociedade não quereria saber dos vossos fantásticos serviços para nada, que prefeririam os do Estado? Que acham que a fé da maioria dos fiéis não resistiria a uma só mensalidade? E que aqueles que estariam dispostos a paga-los ficariam mais curiosos sobre o modo como gerem os fundos, e iam querer dizer algo sobre isso? Que no final haveria cerca de 5% de portugueses católicos e ainda por cima vigilantes da gestão da ICAR? Infernal imagem não é? Mais vale de facto continuar a trocar as palavras todas, chamar "liberdade" ao dinheiro, e sacar o máximo possível do cofre que é de todos, católicos ou ateus.
Publicada por
bossito
à(s)
2:53 da manhã
3
comentários
tags: golpe, governo, icar, impostos, jornalismo, manipulação
terça-feira, julho 10, 2007
Microcausa
Fátima Campos Ferreira promovida a correspondente da RTP no Uzbequistão, já!
Publicada por
bossito
à(s)
2:32 da manhã
9
comentários
tags: jornalismo, manipulação, pior que péssimo, rtp
Governo polaco pode estar prestes a tombar
Mas enquanto as melhores perspectivas não se confirmam (e só no Outono tal poderá acontecer), não podemos baixar os braços perante o autêntico golpe aos direitos humanos na União Europeia que o actual regime polaco defende. É só copiar e mandar por mail, tudo explicadinho no Coroas de Pinho.
PS: Mais sinais de desmoronamento...
PPS: Afinal ainda não foi desta. Mas o desmoronamento prossegue...
Publicada por
bossito
à(s)
1:50 da manhã
0
comentários
tags: direitos humanos, eleições, polónia, união europeia
Quem quer tramar a Anatomia de Grey?
Isto num canal privado é burrice e desrespeito pelo espectador, os accionistas que se queixem. Num canal público é tudo isso, mas também um esbanjar de dinheiros públicos. Séries como esta são caras, e exibidas assim, quando calha, não conseguem manter uma audiência fiel. É dinheiro público atirado ao lixo. E ninguém se responsabiliza.
Publicada por
bossito
à(s)
1:38 da manhã
5
comentários
segunda-feira, julho 09, 2007
Suécia deverá aprovar casamento homossexual religioso
Em 1995 o estado sueco criou parcerias civis para casais homossexuais, cujos direitos e deveres são em tudo semelhantes ao casamento heterossexual. Em 1995 a Igreja da Suécia era ainda a igreja do estado, e abrir o casamento a casais homossexuais teria implicações também nas cerimónias religiosas, situação que então gerava muitos atritos. Actualmente a gestão da Igreja (nomeações de bispos etc) já não está nas mãos do parlamento, mas de uma nova assembleia, Kyrkomötet, criada para o efeito, igualmente eleita, mas apenas com votos dos membros da Igreja. Esta assembleia ainda não tomou uma decisão oficial sobre a lei que está a ser debatida, mas já foi adiantando que gostaria que os padres pudessem escolher não oficializar esses casamentos.
Comparem a situação sueca com a portuguesa, supostamente um país laico há dezenas de anos.
Em Portugal a igreja com mais membros não tem sede no país, mas no Vaticano. A gestão da igreja é em grande medida decidida no estrangeiro, é o Vaticano que decide quem é o cardeal, só para dar um exemplo. A ICAR portuguesa não cobra uma quota aos seus membros (ao contrário da maioria das organizações, religiosas ou não), antes pede esmola, aos seus fiéis, e exigi-a ao estado, cujos cofres são de todos, católicos ou não. É muito difícil contabilizar o dinheiro que sai dos cofres do estado para os bolsos da igreja, desde dádivas indirectas como isenções de impostos até todo o tipo de subsídios atribuídos pelo governo, câmaras, juntas de freguesia e outras instituições do estado.
A ICAR não está obrigada a obedecer a muitas das regras que as outras organizações a actuar no país estão, a Concordata, acordo entre o estado português e o Vaticano, garante-lhe uma infinidade de privilégios e desobrigações para com o estado. O estado português não tem qualquer poder de decisão dentro da ICAR, e é obrigado a aceitar nomeações da ICAR na função pública (capelões do exército e hospitais são funcionários públicos escolhidos pela ICAR), ao passo que a ICAR rejeita a proibição de discriminação em função do género na hora de formar os seus padres. O estado não se mete na política da ICAR, mas a ICAR mete-se continuamente nas políticas do estado. Um bom exemplo disso é a questão do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, lei que em nada afecta a ICAR, mas sobre a qual já se pronunciou as mais variadas vezes. Os próprios fiéis pouco ou nada podem fazer para influenciarem a gestão e política da organização, competência exclusiva da sua hierarquia.
O leve adianto nos princípios constitucionais do estado português face ao sueco, reflecte afinal na prática um atraso de meio milénio face ao protestantismo escandinavo. Da fundação até hoje, ainda meros lacaios de Roma.
Publicada por
bossito
à(s)
5:53 da tarde
2
comentários
tags: casamento, democracia, impostos, laicidade, religião, suécia
Bispos ameaçam governo para conseguirem mais dinheiro
As queixas da igreja, ditas em tom vago, resumem-se a um único ponto: querem mais massa. «Lino Maia diz que, em primeiro lugar, a divergência tem a ver com os ATL. "Corremos o risco de ter que encerrar." Esta consequência pode ter um custo social: 20 mil desempregados em 870 instituições, ligadas à Igreja e não só. Em causa está "o direito dos pais a escolher entre a resposta pública do prolongamento do horário escolar ou a resposta dos ATL".»
Ou por outras palavras. O autoproclamado maravilhoso serviço social da igreja é tão bom, tão bom, que não é capaz de sobreviver sem os subsídios do estado. O estado paga, a igreja gasta o dinheiro como bem entende e fica com a fama de prestar os serviços que o estado não oferece. Justo, não?
É por estas e por outras que a igreja continua a parecer ter um papel e uma importância na sociedade que definitivamente não tem. É o estado que sustenta essa importância, não é a sociedade, a quem a igreja é indiferente. Sustentação com subsídios e com o vergonhosamente anti-laico serviço público de televisão. Ser solidário com o dinheiro dos outros é fácil, ter canais de televisão também (já a TVI, privada, não durou muito enquanto TV católica). Chantagear o governo para que este se demita do seu papel social, contratando antes a igreja, também não tem sido difícil. Mas o que eu gostava mesmo de ver era um apoio e generosidades católicas geradas a partir de fundos católicos, e não estatais, e de preferência sem produzirem gangues assassinos. Pode ser, ou é mesmo impossível?
Publicada por
bossito
à(s)
2:45 da tarde
0
comentários
A vaia ao poder
Publicada por
bossito
à(s)
2:27 da tarde
1 comentários
tags: forrobodó, governo, jornalismo, josé sócrates, manipulação, presidência
Não, não é nenhum George Clooney
Já eu sou 72% igual à Reese Witherspoon e 74% igual ao Joshua Jackson. Por isso quando acharem que se estão a cruzar na rua com a versão morena de um deles já sabem, afinal sou só eu ;)
Publicada por
bossito
à(s)
2:07 da tarde
0
comentários
tags: celebridades, fotografia, josé sócrates, pessoal
domingo, julho 08, 2007
As biclas e as cidades
Boa reportagem que a SIC transmitiu há dias sobre o uso da bicicleta em Lisboa. Os candidatos à autarquia da capital parecem abertos ao assunto, mas falta saber se o espírito se mantêm depois das eleições. Entretanto Barcelona e Paris não têm mãos a medir com o sucesso dos seus programas de aluguer de bicicletas. Projectos semelhantes ao já velinho BUGA de Aveiro, elogiado recentemente no New York Times. Já no Porto a última vez que ouvi falar no assunto foi quando noticiaram as 98 bicicletas em processo de apodrecimento, esquecidas num armazém. Uma pena ainda faltar tanto para as eleições na invicta...
Publicada por
bossito
à(s)
7:57 da tarde
4
comentários
tags: aveiro, barcelona, bicicletas, lisboa, paris, porto, transportes
2ª Marcha LGBT do Porto
Publicada por
bossito
à(s)
3:01 da manhã
1 comentários
tags: activismo, cultura queer, fotografia, manif, porto, tvi
Que pena este lóbi ter falhado as manifs
«Many jeered when the Statue of Liberty was announced as one of the candidates. Portugal was widely opposed to the U.S.-led invasion of Iraq.» [Muitos vaiaram quando a Estátua da Liberdade foi anunciada como candidata. Portugal estava ferozmente contra a invasão do Iraque liderada pelos EUA.]As coisas que se aprendem a ler o New York Times. De qualquer modo tenho pena que esta feroz oposição à guerra não se tenha visto mais cedo, por exemplo, antes da invasão avançar. E se aproveitem agora situações que não têm nada que ver para afinal ser-se apenas bronco e anti-americano porque sim (não vejo a ligação ao Iraque tão nítida quanto o NYT).
Publicada por
bossito
à(s)
2:54 da manhã
0
comentários
tags: estados unidos, guerra, iraque, manif, xenofobia
O Lóbi da Ota controlou "Maravilhas de Portugal"
Publicada por
bossito
à(s)
2:48 da manhã
6
comentários
tags: conspirações, transportes, turismo
sexta-feira, julho 06, 2007
O Lóbi de Extrema-Direita que controla a RTP
P. ex., a suposta "atenção mediática" que o Bloco recebeu aquando da sua formação só aconteceu porque houve uma união de partidos, cujos resultados somados não poderiam ser desprezados. Tratavam-se aliás de partidos históricos da democracia, que sofreram durante décadas um desprezo injustificado. O único partido que em Portugal recebe desde sempre mais atenção que a que os resultados justificariam é o CDS.
Mas eis que então a RTP decide abrir os cordões ao tempo de antena, e ofertar generosos minutos aos partidos mais obscuros da praça. Porque será que isso acontece precisamente quando a maioria dos micropartidos é de direita? Quando dois são até de extrema-direita? Será que os recentes escândalos sobre tráfico de drogas, armas e mulheres que se abateram sobre um desses partidos, legitima dar-lhe uma maior atenção mediática?
Hoje no Jornal da Tarde, apresentação da entrevista do líder do PNR: "responsabiliza a imigração pelo aumento da criminalidade e denuncia, há um lóbi gay que controla a CML", disse o pivot da RTP, com o ar mais sério do mundo. Roda a entrevista, difamação do costume, fim de entrevista e vira a página. Não há contraditório, não há direito de resposta para os alvos da difamação, NADA. Na RTP é assim, tão certo como haver missa aos domingos ou tourada patrocinada pela casa do pessoal. E se isto não é sinal de que a estação pública está nas mãos de um poderoso lóbi fascista, o que será?
Publicada por
bossito
à(s)
2:20 da tarde
1 comentários
tags: fascismo, homofobia, manipulação, micropartidos, rtp
