terça-feira, julho 31, 2007

Antes sem-abrigo em Copenhaga, que funcionário público em Amarante

Diz que...

sexta-feira, julho 27, 2007

"Uma puta no trono"

Está a ser um Verão agitado para a realeza europeia, princesas que falam com anjos, príncipes que descobrem que o seu trabalho é foder, e agora uma prostituta subiu, literalmente, ao trono da Dinamarca em pelota e vem tudo no próximo número da Se og Hør [via], revista que escolheu o subtil título citado no deste post, para a curiosa foto-reportagem. Quem achava que a liberdade de expressão na Dinamarca só valia para insultar deuses estrangeiros, tem aqui uma boa oportunidade para avaliar a coisa. Aguardemos então novos desenvolvimentos, se os houver.

Votações on-line

O Blogger acabou de disponibilizar um sistema de votações on-line, para testar a coisa lancei ali ao lado uma sondagem sobre o tempo (não me ocorreu mais nada). É certo que o valor, rigor, whatever, destas coisas é nenhum, mas nunca resisto a votar, por mais parvas que sejam as perguntas, e a daqui do lado está longe de figurar nesse top.

Veja-se esta (ilustrada acima) do Destak de ontem, genial, não? O pretexto foi um "estudo" que consistiu no abandono de 30 telemóveis em várias cidades do mundo e a contagem dos que foram devolvidos. É capaz de haver votações on-line com mais rigor e representatividade que isto. Mas seja como for, 15 telemóveis desaparecidos em Lisboa levam a uma votação sobre a honestidade do "povo português" e os internautas não hesitam, é raça desonesta. Por certo que os 26,28% que discordam mentiram na sua apreciação... Fujamos todos então.

Convém não esquecer que estamos no Verão


Patty Pravo - "La Bambola"

Nota: Veja este vídeo por sua conta e risco, é possível que ao fazê-lo esteja a infringir leis de copy right, o que poderá levar a polícia a trata-lo como um terrorista. Por via das dúvidas mais vale comprar o disco numa loja on-line americana, evitando assim despesas desnecessárias para a PJ, e lucros imerecidos para alguma organização de cantores da treta portugueses que vivem à custa de direitos de autores estrangeiros. Quem avisa, amigo é. Caso não esteja mesmo disposto a pagar para ouvir esta música deve consultar um advogado para saber se no seu caso estará sujeito a penas mais graves se fizer o download on-line ou furtar o disco numa loja. Em não se tendo cadastro, as penas tendem a ser mais leves para a segunda possibilidade.

A máfia do copyright volta à carga

A forma como tem sido noticiado o encerramento de três sites de partilha de ficheiros pela PJ/ASAE, mostra como a maioria dos jornalistas percebe tanto do assunto quanto a polícia/pau mandado da máfia do copyright. Encerrar esses sites porque eventualmente haja quem os use para trocar ficheiros cujos direitos de autor não lhes pertençam, faz tanto sentido quanto encerrar o Blogger porque há blogs que violam o segredo de justiça, ou fechar o Miau.pt porque há gente que lá vende telemóveis roubados. Se a prevenção do crime justifica o encerramento de sites que são meras ferramentas com infinitas possibilidades de uso, legais ou não, mais vale à PJ encerrar de vez a internet. A máfia do copyright certamente que aplaudiria de pé.

Entretanto pode ser lido aqui o comunicado de uma das vítimas deste caso de abuso policial e ataque à liberdade e privacidade on-line.

quarta-feira, julho 25, 2007

Salazarmania chega ao New York Times

Num emaranhado de clichés, como seria de esperar. Anseio pelo dia em que se possa ler uma reportagem sobre o país na imprensa estrangeira sem as palavras "fado", "saudade" e "católico". Quanto ao "furor" que meia dúzia de fascistas e umas boas dezenas de jornalistas semi-analfabetos criaram, nada a dizer. O tema esgotou-se há séculos. A mesquinhez humana não tem muito que analisar, merece apenas ser exposta para evitar que se repita.

Não seriam unicórnios?

Big Brothers não têm segredos um com o outro

terça-feira, julho 24, 2007

El Jueves: rectificado

Afinal era isto que a revista censurada pela justiça espanhola queria ter publicado.

Weeds

Estreou ontem na RTP2, logo em dose dupla, e foi amor à primeira vista. Parece ser uma espécie de "Donas de Casa Desesperadas", mas muito mais desesperadas, com muito mais pimenta e muito, mas muito mais, erva.

É fartar vilanagem

«Os 59 colégios privados da região Centro que têm contratos de associação firmados com o Estado receberam 85 milhões de euros (17 milhões de contos) de subsídios públicos, pelo seu desempenho em 2006. Baseando-se em dados publicados no Diário da República, o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) vem contestar aquele financiamento, em comunicado enviado anteontem à imprensa, e acusar os "patrões dos colégios" de serem "autênticas sanguessugas das receitas do Estado".»
A notícia já tem uns dias, mas escândalo nem vê-lo. Parece então ser normal que num país onde se fecham dezenas de escolas primárias e se planeia fundir secundárias, também se tenham que pagar milhões ao ensino privado para receber alunos, que afinal tinham lugares de sobra no público. Tudo normal pois então.

sábado, julho 21, 2007

0 em 80

E finalmente deus desceu à terra, que é como quem diz, Pacheco Pereira, o "pai da blogosfera", entrou finalmente na discussão sobre sexo anal, tema central do debate blogosférico português neste Verão. Claro que o faz à Pacheco Pereira, entra não entrando, discutindo, mas sem se posicionar de forma clara no que toca ao sexo anal propriamente dito.

Nada a que já não nos tivesse habituado, sempre tão inconsequente quanto o seu eurocepticismo. O mais engraçado é que o texto que cita de forma elogiosa, também serve perfeitamente de resposta ao paternalismo tonto do dito elogio. JJP arrisca-se assim a substituir Mrs. Lança no papel de "avozinha da blogosfera" ainda antes dos 80.

Mas voltemos então à blogger octogenária que lançou o tema do sexo anal para a fogueira de posts. Bem sei que lá fora isto é o mais banal, octogenárias a discutirem sexo anal via post, mas cá, sempre atrasadinhos, até tivemos que importar uma de Inglaterra para finalmente chegar à questão. Mas o que não entendo é como se pode, por um lado, alegar nunca se ter praticado semelhante actividade e, por outro, usar uma suposta "vasta experiência de vida" como argumento de autoridade para avaliar os prós e os contras do prazer anal. Não sei, afinal ainda estou longe dos 80, sou, quanto muito, um tardo-adolescente, mas isto soa-me um bocado a escanção abstémio. Definitivamente não me convence.

Se a experiência de vida é um argumento mais nesta discussão, não faltam adolescentes, tardios e precoces, que podem dar sábias lições de vida a paizinhos e avozinhas bloggers, basta que estejam ainda dispostos a aprender e a questionar o que afinal têm como certo desde a sua própria adolescência.

sexta-feira, julho 20, 2007

Entretanto no el Guardian

«Maria Teresinha Gomes, or ‘la generala’, who lived as a man for nearly 20 years until discovered as an impostor in 1992.»
Efeito Saramago?

E Saramago, que diz?

«El juez de la Audiencia Nacional Juan del Olmo ha ordenado el secuestro del último número de la revista El Jueves por injurias al sucesor de la Corona, ya que en la portada de la publicación aparece una caricatura "denigrante" de los príncipes de Asturias manteniendo relaciones sexuales. (...) También se exige al director de la publicación que identifique a los autores de la caricatura. (...) La decisión de Del Olmo se basa en el artículo 490.3 del Código Penal que establece penas de seis meses a dos años de cárcel para aquel que calumnie o injurie al Rey "o a cualquiera de sus ascendientes o descendientes, a la Reina consorte o al consorte de la Reina, al Regente o a algún miembro de la Regencia, o al Príncipe heredero de la Corona, en el ejercicio de sus funciones o con motivo u ocasión de estas".»
As comparações Portugal-Espanha costumam deixar sempre o primeiro cabisbaixo, é bom então pôr os olhos numa certa realidade espanhola que nos costuma passar ao lado. Não será por acaso que no ranking sobre liberdade de expressão dos Repórteres Sem Fronteiras, Portugal está no 10.º posto e Espanha no 41.º.

PS: O site da revista está em baixo, mas pode-se ver aqui uma galeria das melhores capas.

quinta-feira, julho 19, 2007

terça-feira, julho 17, 2007

O rugby como sempre o imaginaste

É desta forma que o Comité Régional du Tourisme Paris Ile-de-France promove a passagem por Paris do Campeonato Mundial de Rugby deste ano, onde pela primeira vez estará presente a selecção portuguesa. Como se já não bastassem os calendários da selecção francesa para nos atormentarem o sono...

segunda-feira, julho 16, 2007

domingo, julho 15, 2007

Freguesia a freguesia

O facto mais notório da noite foi o profundo desinteresse dos lisboetas pela eleição na sua cidade. Mesmo assim a audiência televisiva do país por inteiro teve que gramar os resultados, freguesia a freguesia!

O desinteresse dos lisboetas é ainda mais impressionante se tivermos em conta a quantidade de gente que achava que o veredicto local devia ter leituras nacionais, nomeadamente de avaliação do governo que é (ou devia ser) de todos... Está visto, 1 voto em Lisboa vale por 100 em Carrazeda de Ansiães. O que é que tenho que fazer para votar aí em baixo? Avisem também o novo autarca, porque parece que vota em Sintra...

Maoístas e neo-nazis são os únicos que aumentam o número de votos

Contas feitas é assim. Dúvida: qual será a percentagem de votos do PCPT/MRPP que se deve ao facto deste surgir primeiro que a CDU no boletim de voto?