sexta-feira, setembro 01, 2006

Ok, já chega, vamos lá acabar de vez com "os portugueses", sim?

Já tinha comentado este assunto há uns meses, mas a coisa não dá sinais de abrandamento, pelo contrário. Seria ridículo se não fosse tão nauseante a repetição constante do disparate. Alguns exemplos:

1) «Portugueses compram 100 mil livros escolares no Webboom» publicita o Diário Digital, mas será que os estrangeiros que frequentam escolas portuguesas não podem ser clientes do referido site?

2) «Portugueses pagam mais IRS que os espanhóis» noticia o Jornal de Notícias. E os portugueses que trabalham em Espanha, e os espanhóis que vivem em Portugal? Afinal a diferença depende da nacionalidade ou do país onde se é contribuinte?

3) «Um milhão de portugueses troca de operador móvel». Garante a Agência Financeira, mas parece-me que é o Jornal de Negócios que acerta nas contas: «Mais de um milhão de residentes em Portugal afirmam já ter mudado de operador de rede móvel». Estão a ver a diferença?

4) Não é preciso apagar Portugal do mapa, basta que haja rigor. Escrever que «Portugal apenas recicla 3% dos seus resíduos» (Reflexo Digital) e não que os «Portugueses são os que menos reciclam na UE a 15, diz estudo» (Diário Digital), pois certamente que o estudo não contabilizou a reciclagem dos imigrantes separadamente. Imigrantes cá, ou emigrantes portugueses no resto da UE.

Estes são só alguns exemplos, fruto de uma brevíssima pesquisa no Google Notícias, mas a coisa é diária e por toda a comunicação social. Já era hora de acabar com isto, não?

Sem comentários: