terça-feira, julho 03, 2007

Eurotubes

Duvido que alguém tivesse previsto o sucesso do vídeo do momento, mesmo tendo em conta o optimismo do título: "Film lovers will love this!". O vídeo, que até já estava no YouTube desde 15 de Junho (e provavelmente antes num qualquer site institucional), só viu a luz do sucesso com o lançamento oficial do canal da EU, no passado dia 29. Neste momento já passou o 1/4 de milhão de visualizações, já está em segundo no top da Technorati e tudo indica que estes números são para multiplicar nos próximos dias. Uma aposta em cheio, portanto.

Mas as irritações também continuam a alastrar, depois dos eurocépticos britânicos e dos homofóbicos polacos, até o The Lede (blog do New York Times) se sentiu incomodado com um comentário do porta-voz da Comissão, Martin Selmayr, que disse que a Europa não era uma "Bible Belt", nome dado à cintura de estados sulistas mais religiosos e conservadores nos EUA.

Seguindo ainda a onda de interesse pelos assuntos europeus que este vídeo criou, é boa altura para lembrar que o EuroNews também já tem um canal no YouTube, com a vantagem de ter uma versão em português.

Ainda sobre a UE há vários vídeos da SIC disponíveis no Sapo, embora não arrumadinhos num canal. Mas o mais interessante é mesmo este, onde se vê o ministro da agricultura a sugerir aos pescadores de Matosinhos que reivindiquem a saída de Portugal da UE. Parece-me que a ideia dos pescadores era antes que os políticos portugueses fossem capazes de defender melhor os interesses portugueses em Bruxelas, coisa que nunca aconteceu no sector das pescas. Mas era interessante se alguns pescadores seguissem de facto o conselho do ministro. O euroentusiasmo português só será saudável e verdadeiro quando existir um eurocepticismo sério e com algum peso no país. A Europa não deve ser uma fatalidade, mas uma escolha consciente.

Sem comentários: