terça-feira, outubro 24, 2006

A sondagem da Católica parte 3

O Pedro Magalhães já respondeu ao meu último post. Agradeço a resposta, mas continuo intrigado. É que se justifica bem as vantagens de dar várias hipóteses de resposta a uma pergunta, continua sem conseguir explicar o porquê de em todas as do inquérito em causa, só esta ter merecido tal consideração. Por exemplo, seria pertinente perguntar se as pessoas que defendem a educação sexual nas escolas o defendem a título opcional ou obrigatório. Aliás, em relação ao tema da eutanásia podemos considerar que foram analisadas outras nuances, com recurso não à multiplicação de hipóteses de resposta, mas sim à multiplicação de perguntas: "A eutanásia deve ser legal?" e "Se em coma, a pedido dos familiares". Aliás, é exactamente isto que é feito no estudo americano que me indica no seu post. Neste caso alguém a favor do casamento e da união de facto, por exemplo, pode expressar-se positivamente em relação a ambas. No caso do estudo da Católica teve que escolher, mas se calhar essa escolha significa apenas uma preferência, e não uma rejeição das outras hipóteses. É aqui que está o busílis, diria eu.

PS: Eu não sugeri que a Católica não devia fazer estudos em determinadas áreas, apenas que se calhar às vezes é melhor não dizer nos telefonemas que "é para a Católica", só isso.

PS: Agradeço mais uma vez ao Pedro Magalhães a rápida resposta, agora por mail, e esclareço que ao contrário do que pensava esta sondagem não foi feita por telefone.

1 comentário:

José disse...

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=734101&div_id=299