terça-feira, janeiro 02, 2007

Comentário alongado ao Sapo Vídeos

O Sapo é o maior portal português e, segundo fontes anfíbias, o único portal europeu capaz de fazer frente ao domínio do Google dentro dos domínios do seu país. Eu confesso que o Sapo me andava a passar ao lado há bastante tempo, em parte devido a ressentimentos por chatices com o serviço ADSL (mas que se atenuaram por se repetirem com outros operadores), mas também porque nestas coisas das internets gosto sempre de experimentar o brand new, e esse costuma ser americano. Pelo que sou um fã do Google há muito tempo.

Mas isso não implica que partilhe das críticas negativas que já li sobre o Sapo Vídeos, dizendo que é "mera cópia do YouTube". Era óptimo aliás que se tornasse tão bom quanto o YouTube (no look geral e cores já ganhou até), o site americano é popular e vale biliões precisamente por ser excelente a vários níveis. Mas uma versão portuguesa do dito nunca seria "mera cópia", porque o YouTube não fala português, aliás, nem reconhece a língua portuguesa. Pelo que os vídeos Made in Portugal andam para lá perdidos, qual gota no oceano, mascarados de "english" ou "spanish" no registo. O Sapo Vídeos abre desde logo as portas aos internautas portugueses que não falem inglês, e sobretudo possibilita a criação de um "palco" privilegiado para a divulgação com sucesso da nova linguagem da web, o vídeo, na nossa língua. Ou melhor dizendo, variante linguística, que no Brasil já há dois sites similares, o VídeoPop e o videolog. Mas em suma, para os videonautas portugueses terem "peso" precisam de ferramentas próprias, daí ser essencial um serviço como o do Sapo. (Claro que se o YouTube se traduzisse e permitisse a busca e tops por país de origem dos vídeos, essa necessidade não seria tão premente.)

Feitos os elogios à iniciativa anfíbia passemos à crítica construtiva, de quem não percebe nada de construção de sites, mas sabe usa-los e aprecia a facilidade de uso.


1) A barra de comandos dos vídeos. Demasiado grossa e pior, quando reduzimos o tamanho do vídeo a grossura mantém-se como se viu neste exemplo. Isto praticamente impossibilita colocar os vídeos nas barras de links como muitos bloggers gostam de fazer. O curioso é que no próprio Sapo se vê constantemente publicidade em vídeo com uma barrita muito mais elegante, e que se esconde quando não é usada (ver imagem acima). Uma barra assim seria até uma vantagem face ao YouTube.

2) Os comandos. Faltam dois que o YouTube tem e eu gosto, a possibilidade de reduzir o tamanho do vídeo (aumentando a nitidez), com os do YouTube isto só é possível quando se visiona o vídeo no portal, se o Sapo incluísse esta função mesmo quando os vídeos estão embebidos nos blogs tanto melhor. E um link para a página do vídeo no Sapo, essencial.

3) Busca e tags. Pelo que percebi a busca no site só tem em conta as tags, não inclui sequer o título atribuído aos vídeos, o que dificulta imenso encontrar as várias notícias da SIC já alojadas, e que só contam com a tag "jornal_da_noite". Além disso as tags têm que ter no mínino 4 letras, o que se impossibilita tags tão úteis como SIC, TVI, RTP, gay ou mar.

4) Outros. Não se vê o número de votos de cada vídeo, e era importante. Espero que há medida que o site se popularize também se diversifiquem os tops, "mais vistos hoje", "este mês", etc. Mostrar os links que cada vídeo tem também era útil, como acontece no YouTube, apesar de lá não funcionar muito bem esta função. Arranjar um modo de "esconder" os vídeos repetidos também era útil, é um bocado irritante haver resultados iguais nas buscas. Tal como é um bocado irritante a exclusividade anfíbia dos canais SIC, e o único efeito é terem menos espectadores néticos, ninguém vai trocar de servidor só por isso, creio.

Pronto, estas são as minhas principais sugestões, em resposta a um comentário da Jonas. Finalmente, o Sapo Vídeos tem um blog e já lançou um tentador concurso de vídeos de fim-de-ano. Boa sorte!

PS: Crítica aos utilizadores anfíbios, parem de trazer coisas sem interesse nenhum do YouTube, já toda a gente viu. Podem fazer coisas sem interesse nenhum mas que sejam ao menos novas e em português, para japoneses a cantar em playback ou americanos aos tombos temos o YouTube. Obrigado.

Sem comentários: