quarta-feira, janeiro 03, 2007

Contribuir com os meus impostos para a campanha do Não?

Sai-se da A3 e a primeira coisa que se vê e lê é um outdoor da Câmara Municipal da Trofa, com um "avozinho" abraçado a um "netinho" e os dizeres: «Trofa, um município pró-família» (desde já eternamente grato a quem me consiga uma foto do dito outdoor). Eu acho que não tenho que explicar porque é que um cartaz assim, posto em vésperas de referendo, é campanha pelo Não. É óbvio que votar Não não é um gesto pró-família, ou sequer pró-vida, é apenas pró-prisão, que é isso que se referenda. Mas a manipulação e distorção dos significados das palavras e expressões sempre foi especialidade da direita, que de outro modo se chamaria "torta".

Posto isto, lá fui ao site da autarquia criada por capricho dos deputados do PSD (quando o país deveria estar era a discutir fusões de concelhos), em busca de uma foto do cartaz (sem sucesso) e de alguma explicação para o mesmo. Achei esta última, em Outubro a Trofa foi distinguida pela Confederação Nacional de Associações de Famílias como "Município Pró-Família". Distinção em Outubro, cartaz pago com dinheiros públicos e com a cara de sua excelência o autarca-mor trofense (sim, é ele o avozinho do outdoor) em Janeiro. Não, não há vergonha.

Sem comentários: