sexta-feira, julho 27, 2007

A máfia do copyright volta à carga

A forma como tem sido noticiado o encerramento de três sites de partilha de ficheiros pela PJ/ASAE, mostra como a maioria dos jornalistas percebe tanto do assunto quanto a polícia/pau mandado da máfia do copyright. Encerrar esses sites porque eventualmente haja quem os use para trocar ficheiros cujos direitos de autor não lhes pertençam, faz tanto sentido quanto encerrar o Blogger porque há blogs que violam o segredo de justiça, ou fechar o Miau.pt porque há gente que lá vende telemóveis roubados. Se a prevenção do crime justifica o encerramento de sites que são meras ferramentas com infinitas possibilidades de uso, legais ou não, mais vale à PJ encerrar de vez a internet. A máfia do copyright certamente que aplaudiria de pé.

Entretanto pode ser lido aqui o comunicado de uma das vítimas deste caso de abuso policial e ataque à liberdade e privacidade on-line.

2 comentários:

Siona disse...

Já usei o Btuga, será que me vão bater à porta a meio da noite?

Terroristas, é mesmo a palavra certa...

bossito disse...

Eu só não percebo porque não encerram também o Sapo Vídeos, ene vídeos que se partilham lá sem dar cavaco aos autores.. Será por esse site pertencer à PT? Não quero acreditar que isso pudesse interferir na acção da polícia.. todos os cidadãos são iguais perante a lei e bla bla bla bla bla..