terça-feira, novembro 21, 2006

O bonzão que embala o papa

Monsenhor Georg Gänswein, também conhecido por Don Giorgio, nome de bonzão, é o secretário pessoal de Bento 16, o chefe máximo da igreja católica apostólica romana. O Bentinho sabe-a toda, ora vejam:
Isto não é um secretário pessoal, é um autêntico pajem, pau para toda a obra. Já nos 50, Georg está em excelente forma física, muito graças ao ténis, o seu desporto favorito. O seu bom ar tem feito suspirar muita gente por onde passa, tendo a imprensa italiana feito justas comparações a George Clooney ou Hugh Grant. E o The Guardian chamou-lhe o "poster boy do conservadorismo católico".
Mas Don Giorgio não está livre de inimigos. Ser vítima de invejas várias é de resto mais do que previsível quando se acumulam os estatutos de favorito do papa e de par de pernas mais fodível do Vaticano e arredores. No Verão passado, Joseph e Georg foram passar uns dias de férias a Valle d'Aosta, nos Alpes italianos, e Bento surgiu em público, depois de uma caminhada alpina, com um boné Nike, uns óculos de sol Serengeti e um relógio Cartier. Logo surgiram críticas de que tudo isto era obra de Gänswein, era nitidamente o seu estilo, e estava a transformar Bento numa fashion victim.

Quando por estes dias se tem discutido em Itália a múltiplas sátiras que têm sido feitas ao casal, Don Giorgio foi dos primeiros a vir a terreiro defender a sua dama. O cauteloso The New York Times escreveu: «Perhaps it is his good looks, or his work in the ever-so-serious Vatican, but for whatever reason, Msgr. Georg Gänswein, Pope Benedict XVI’s secretary, has suddenly found himself the butt of jokes in the Italian news media.» [Talvez seja pela sua boa aparência, ou pelo seu trabalho no sempre tão sério Vaticano, mas seja qual for a razão, Monsenhor Georg Gänswein, secretário do Papa Bento XVI, viu-se subitamente no lugar de bobo da corte da comunicação social italiana.]

"Whatever reason"? Come on girls, já passamos essa fase, já subimos de nível. A dúvida é, entre lençóis como se tratam suas santidades? Papa Bento e Monsenhor, ou simplesmente Georg e Joseph? Oh sim, eu sei, o Ratzinger é mais feio que um terramoto e é difícil imagina-lo com um bonzão como Gänswein, mas não é só a beleza exterior que conta, não sabiam? O poder torna qualquer um sexy. Logo o Bento é completamente podre, também nesse sentido, nham, nham.

Adenda You Tube: É claro que o site de vídeos mais popular do planeta conta já com vários registos interessantes. A não perder: "O George Clooney do Vaticano" (pequena reportagem da tv alemã); a declaração de amor de Luciana Littizetto a Georg (uma apresentadora de tv italiana); excertos do passeio romântico em Valle d'Aosta e last, but not least, o hilariante diálogo entre a ex-primeira dama italiana e Bento, em que esta se confessa impressionada pelo seu secretário e Bento, não sem uma boa dose de levemente irritada condescendência, lhe explica como se pronuncia o seu nome, ouvindo ainda as desculpas de Ciampi pelo comportamento da esposa - é de ir às lágrimas, sobretudo porque o próprio Bento se refere a ele como Giorgio, corrigindo depois para Georg.

Sem comentários: