sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Mas ainda há quem espere por um aumento das vendas dos jornais?


Pelos vistos há. O Diário de Notícias, já o escrevi aqui, foi o jornal com a mais completa, isenta e abrangente cobertura da campanha para o referendo, batendo de longe a concorrência. Tal como as suas capas, de domingo e segunda-feira, foram as melhores e ficaram para a história da imprensa portuguesa. O problema do DN é não ter um site decente (já o foi, mas os tempos mudaram, web 2.0 e tal).

O futuro dos jornais, como reconhece o editor do The New York Times, provavelmente deixará de passar pelo papel. E isso não tem que ser um drama, desde que se aposte, e bem, na net. Os jornais portugueses ainda não foram sequer capazes de fazer algo tão simples e eficaz como um blog-portal que concentre a opinião publicada em papel e comentários exclusivos para a internet. Aliás, os jornais portugueses (mesmo os exclusivamente on-line) parece que ainda não descobriram o hipertexto, o linkzinho útil integrado no artigo... Com o advento dos gratuitos em papel e a gratuitidade geral da net, não sobra muito espaço para o jornal pago. Era bom que percebessem isso mais cedo que tarde.

Sem comentários: