sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Sapo vira local

Óptima notícia. O portal de notícias do Sapo acaba de lançar uma série de edições locais, uma por cada concelho do país. Aparentemente tudo funciona de forma automática, como com o Google Notícias, mas usando como fontes não apenas sites noticiosos, mas também blogs, os vídeos e fotos dos utilizadores do Sapo, e ainda algumas funcionalidades como previsão do tempo, mapas ou links úteis. Ainda está em modo beta, mas promete.

A grande fragilidade parece-me ser o automatismo aliado a conteúdos dos utilizadores, exemplo, na página de Braga uma das fotos (no momento em que escrevo estas linhas) é pornográfica, apenas porque foi classificada com a tag "braga", e isto apesar do "sapo-bispo" que serve de logótipo à edição bracarense (só as capitais de distrito têm direito a logo próprio). Arranjar mecanismos que possibilitem que os próprios visitantes decidam o que é publicado, ao estilo web 2.0, seria muito positivo - sobretudo em relação aos conteúdos não-profissionais.

De qualquer modo este é já mais um forte trunfo face ao rival Google Notícias, que continua a ganhar na rapidez de busca e maior diversidade de resultados. Outro trunfo valioso,que já existia, é a banca dos jornais. O Sapo Local é também um mecanismo importante para desenvolver dinâmicas internéticas de carácter concelhio, e logo, um incentivo à internetização do país. Parabéns aos sapos.

Sem comentários: