sexta-feira, março 14, 2008

Se calhar é porque ficam caladinhos sempre que uma tragédia acontece

«“Nenhuma entidade ligada à canicultura foi contactada pelo Ministério da Agricultura" denunciou ao Público o presidente do Rotweiler Clube de Portugal. Hugo Ramos reagia ao anúncio, feito esta manhã, pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, de que irá assinar, na próxima semana, um despacho proibindo a importação, criação e reprodução de cães de sete raças consideradas perigosas, entre elas os rotweiler.»
Já não era sem tempo! Haja bom senso no governo, já que ele está ausente entre a esmagadora maioria de donos de cães, sejam ou não de raças altamente perigosas. Ainda hoje vi um miúdo de 7/8 anos a passear sozinho com um boxer, sem trela e muito menos açaimo. Sim já sei, é um cão fofinho, amigável, nunca fez mal a ninguém... a lengalenga do costume, até ao dia em que faz efectivamente mal a alguém e todos levam as mãos à cabeça e as associações de canicultura desaparecem do mapa. E tragédias destas acontecem quase diariamente. Que esta lei seja para aplicar, já que a que obriga trelas e açaimos nos passeios nunca o foi.

PS: Já esta espero que seja só mais um delírio da agência Lusa.

5 comentários:

/me disse...

Até aparecer alguém "importante" com um cão sem trela e açaime em público (por exemplo num casino) há-de ser para aplicar...

AntipodeanPt disse...

Dogs don't hurt people, dogs untrained by their owners may hurt people. E acho piada ao estereótipo racial canino. Mesmo que existissem raças propositadamente "desenvolvidas" pelos humanos para serem mais agressivas, cada indivíduo é um indivíduo é um indivíduo, como dizia (+/-, florally) a Gertrude Stein.
Por isso que tal culpar a negligência/natureza humana de vez em quando? Se legislamos sobre outras espécies devemos ser superiores a elas em comportamento, certo?
Nem por isso...

Má ideia! disse...

ia, o boss continua com a sanha ilegalista para mudar os costumes. Até que lhe morda nos seus...**
A ultima que reparei, que me preocupou, não foi notícia, foi numa letra de musica, o cão chamado de arma. mas a polícia usa-os como....arma. (os cães e o ferro, muito larry clarkamente são cantados pelos putos das margens e consumidos pelos putos aventurosos do centro). Não duvido que o pitt bull seja, mais que um cão, um símbolo. tipo, pitt guevara (lol)
O cão que comeu a cara àquela senhora do transplante de cara era, pasme-se, um labrador.

eu sei que o ilegalismo mexe nos costumes do próprio boss, na secção lgbt. e que isso o (poderá) estar a tornar sanhoso nas outras secções. é como se alguém usasse uma capa de jornal dizendo: casamento gay recentemente legalizado aumenta fraudes junto da imigração, apresentando todos os 16 casos ocorridos nos ultimos meses.

Paulo Guimarães disse...

caladinho a ver uma tragédia acontecer sem a mencionar publicamente.... o tibete diz-lhe alguma coisa boss?

bossito disse...

Paulo Alexandre, obrigado pela ilustração do actual caos burocrático, com o qual ninguém se entende, parece claro também. Perante isto restam poucas dúvidas de que não há como simplificar e cortar o mal pela raiz.

AntipodeanPt, ya os cães são indivíduos, ok, para quando o direito ao voto?

Rosa, fumas o quê exactamente? Ok indivíduos, símbolos, se morder não dói, é isso? E o casamento gay vem a propósito de... ?

Paulo, tens toda a razão, estou a usar esta cena dos cães para fugir ao tema tibetano, porque no fundo não passo de um maoista pró-chinês: primeiro o Tibete, depois o mundo! Não, espera, deves estar a confundir-me com o Durão Barroso...

Eu sei que pode parecer estranho, mas as obrigações de um blogger não são exactamente as mesmas do ministério dos negócios estrangeiros, PM, Comissão Europeia, ou sequer Comité Olímpico Português...