quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Peditório: um jactinho novo pro sô presidente


[http://videos.sapo.pt/T831REia0zMd5t7bmLDC]

Ui ui, coitadinho do sô presidente e dos sôs ministros.. jactinhos novos urgem, ou talvez não:
«Precisamos, diz-nos o Presidente da República, de trocar de jactos porque aviões executivos "assim" como aqueles que temos já não há "nem na Europa nem em África". Cavaco Silva percebe, e obviamente gosta, de aviões executivos. Foi ele, quando chefiava o seu segundo governo, quem comprou com fundos comunitários a actual frota de Falcon em que os nossos governantes se deslocam. (...)

Nesta fase metade dos rendimentos dos portugueses está a ser retida por impostos. Encerram-se maternidades, escolas e serviços de urgência. O Presidente da República inaugura unidades de saúde privadas de luxo e aproveita para reiterar um insuspeitado direito de todos os portugueses a um sistema público de saúde. Numa altura destas, comprar jactos executivos é tão obsceno como o foi nos dias de Samora Machel. Este irrealismo brutalizado com que os nossos governantes eleitos afrontam a carência em que vivemos ultraja quem no seu quotidiano comuta num transporte público apinhado, pela Segunda Circular ou Camarate, para lhe ver passar por cima um jacto executivo com governantes cujo dia a dia decorre a quilómetros das suas dificuldades, entre tapas de caviar e rolinhos de salmão. Claro que há alternativas que vão desde fretar aviões das companhias nacionais até, pura e simplesmente, cingirem-se aos voos regulares. Há governantes de países em muito melhores condições que o fazem por uma questão de pudor que a classe que dirige Portugal parece não ter.

Vi o majestático François Miterrand ir sempre a Washington na Air France. Não é uma questão de soberania ter o melhor jacto executivo do Mundo. É só falta de bom senso. E não venham com a história que é mesquinhez falar disto. É de um pato-bravismo intolerável exigir ao país mais sacrifícios para que os nossos governantes andem de jacto executivo. Nós granjearíamos muito mais respeito internacional chegando a cimeiras em voos de carreira do que a bordo de um qualquer prodígio tecnológico caríssimo para o qual todo o Mundo sabe que não temos dinheiro.»
E não é só Miterrand. Ainda recentemente também Gordon Brown, PM do UK, apanhou um susto não num jactinho, mas num avião da British Airways quando um outro da mesma companhia teve uma aterragem atribulada mesmo ao lado, e nem por isso deixou de voar nessa companhia ou exigiu aviões novinhos em folha. Já antes ficou também conhecido o atraso de um outro voo da BA, usado por Brown para assinar o Tratado de Lisboa.

Que o nosso presidente e governantes viajassem por norma na TAP era apenas do mais elementar bom senso, e uma forma de prestigiar uma empresa, ainda, pública e a flag carrier nacional. Isto era o mínimo, absolutamente elementar. Mas se queriam dar um exemplo ao país de esforço e contenção de custos tinham mais era que viajar o menos possível e sempre através de low-costs. Agora jactinhos luxuosos, façam-me o favor de ter um bocadinho de vergonha na cara, ok?

PS: Mas num ponto sou obrigado a dar a razão a Cavaco, os ditadores africanos voam sempre em jactinhos de fazer inveja...

1 comentário:

Unknown disse...

penso q a ideia do PCP (mesmo mumificado) é boa. só após prova de falta de segurança. entretanto, a ideia da TAP é boa, mas como todos sabemos, um destes dias algum deles se vai lembrar disto, e vai atirar mais uma centelha de populismo à custa de uma viagem.
depois a ideia de q em nenhum país da Europa ou África ...., bom, para a Europa temos alguns anos de atraso, e para África, ditadores vaidosos não faltam, infelizmente.
acho q a unica coisa q falta nos jactos é conforto, eu propunha novos assentos, made in Caldas da Rainha - "Compro o que é nosso".