sábado, outubro 13, 2007

Estrangeiro tenta instigar católicos portugueses à rebelião

«O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, apelou hoje [em Fátima] à "rebelião" dos cristãos face aos "senhores destes tempos" que exigem o silêncio dos cristãos "invocando imperativos de uma sociedade aberta". (...)

Na sua homilia, o cardeal Tarcisio Bertone alertou para o facto de, nos tempos de hoje, muitos imaginarem "que a vitória depende essencialmente do talento, da habilidade, do valor dos que escrevem nos jornais, dos que falam nas reuniões, dos que têm um papel mais visível e que seria suficiente animar e aplaudir estes chefes como se anima e aplaude os jogadores no estádio".

"Não existe erro mais temível e desastroso!", disse o "número dois" do Vaticano, acrescentando que "se os soldados algum dia chegassem a pensar que a vitória já não dependia deles, mas somente do Estado-Maior, esse exército marcharia de desastre em desastre".»
Por certo a alternativa democrática, a igreja formar finalmente um partido político e sujeitar-se ao voto popular, nem lhe passou pela cabeça. É mais fácil fazer inconsequentes apelos a golpes de estado em países estrangeiros. Tão ridículos que nem serão acusados de traição à pátria, instigação da desordem social e essas coisas... Até passam horas na TV pública para adormecer velhinhos e são bovinamente citados em jornalecos da praça, ou melhor, prado.

Tanta bandeirinha hasteada em tempos de bola, e tão pouco brio quando vêm fazer pouco da nossa independência dentro de portas. Enfim, ainda as consequências dos 40 anos de espera que o Vaticano reconhecesse o reino, para o dar como independente... e vassalo da Igreja de Roma.

1 comentário:

Phaedrus disse...

Confesso que não faço ideia a que diabo se estava ele a referir... Mas também, pelo que sei, é tradição eclesiástica ser obscuro e dolorosamente subtil nas suas declarações. Pelo que sei, hoje em dia os cristãos podem fazer e dizer tudo o que lhes der na sua fiel gana, dentro dos limites consignados na lei. De qualquer modo, discursos destes fazem-me desconfiar que alguns dos membros da hierarquia da Igreja não passam de umas histéricas.