quarta-feira, outubro 24, 2007

Obrigatório ver: " A Outra Margem"

Este filme é lindo, lindo, lindo. Finalmente um filme tuga que me convenceu e comoveu. A não perder.

Pontos menos positivos. A falta de referências explícitas a Amarante, que muita gente não conhece e por isso não reconhecerá, e como se vê é muitíssimo cinematogénica, merecendo por isso a atenção.

O sotaque e vocabulário lisboeta dos personagens nortenhos, por vezes retira mesmo alguma credibilidade aos diálogos - é possível fingir sotaque sem caricaturar, e tal devia ter sido feito.

O fumo por todo o lado, personagens a fumar a toda a hora para cima de toda a gente, coisa que só se vê nos filmes estrangeiros com mais de 10 ou 20 anos (dependendo se são europeus ou americanos) - realista, mas lamentável e tragicamente sintomático.

Finalmente lamento a aparente não aposta na distribuição deste filme pelo circuito de festivais de cinema LGBT, onde faria um vistaço. Fora deles mais facilmente passará despercebido internacionalmente - os prémios em Montreal são simpáticos, mas pouco mais. Posto isto, ide ver e levai lencinhos de papel.

7 comentários:

Mazinha disse...

Reconhi logo Amarante no trailer :P Uma cidade linda, n é?

Quero muito ver este filme, mas vai ser complicado, não há cinemas em Famalicão e Póvoa de Varzim, acreditas? a New Line faliu e n´s ficamos à mercê do Porto ou Braga... Mas creio q este filme compensa a chatice da quase viagem...

casccalensə disse...

algu�m sabe que m�sica � a das apresenta�es do "A Outra Margem"?

bossito disse...

mazinha, Amarante é lindíssima, tal como várias outras cidades portuguesas, completamente subaproveitadas pelo cinema e televisão.. Não há mesmo nenhum cine em Famalicão/Póvoa? E Vila do Conde? Tse.. como isto vai. Por certo que o cinema que surge em Amarante a dada altura do filme também é ficcionado, pelo menos o filme em exibição nunca passou por lá, aposto.

Casccalense acho que é dos Corvos, como disse no outro comentário. Mas no site oficial referem como sendo António Pérez Reina o autor da "música original". Pelo que nada garanto...

Tárique disse...

Fui ver hoje e gostei muito. Obrigado pela sugestão.

casccalensə disse...

thnx man ;)

Frankenstakion disse...

Depois de ver o filme fiquei cheio de vontade de descobrir Amarante.

Patrícia disse...

Quero muito ver este filme, seja no cinema ou não. Acho que o centro comercial de S. João da Madeira (o tal das casas-de-banho com manequins e lugares de estacionamento para mulheres espaçosas ;D) não o vai exibir, mas vou investigar.

Só por curiosidade, o dono deste blog é cá da terrinha ou arredores?

Gostei muito do que li por aqui. :)