terça-feira, novembro 06, 2007

Polémica: cartaz de festival de cinema americano usa imagem de criança

O Festival de Cinema Americano de Barcelona promove-se este ano com um cartaz que tem como fundo a foto de uma criança de cerca de 10 anos. A polémica começou de imediato: "americanizar as crianças espanholas é um dos objectivos de Hollywood", "na América existem até associações de defesa da pedofilia", "alguém explica porque há-de uma criança de 7 ou 8 anos converter-se num ícone de Hollywood", "ao domínio do império americano não escapam nem as criancinhas", foram alguns dos mimos lançados por César Vidal, uma conhecida figura anti-americana de Espanha.

Mas logo surgiram centenas de defensores deste crítico, até mesmo do lado de cá da fronteira. Dizendo que acusa-lo de anti-americanismo era viciar o debate à partida, impedindo que o mesmo se realize. "Existe o direito de criticar este cartaz?" é agora a pergunta lançada, esquecendo o tom virulento das primeiras críticas e o facto de ninguém ter tentado calar o seu autor - apenas se deduziu o óbvio, eram críticas baseadas apenas na xenofobia anti-americana. Os organizadores do festival mostram-se surpreendidos com as reacções, explicando que a polémica imagem é apenas uma citação cinéfila. Guess what, também há crianças na América, e consequentemente, nos filmes americanos.

4 comentários:

Bernardo disse...

É o festival de cinema gay e lésbico de Barcelona, não o festival de cinema americano. Assim à partida não vejo de onde vem a questão do anti-americanismo... A imagem da criança é tirada do spot promocional do festival, que pode ser visto aqui http://www.gaybarcelona.net/ficglb/barcelona2007/eng/index.htm . A imagem acaba por fazer mais sentido quando enquadrada assim.

Identidades LGBT disse...

Agradecer aos blogueiros por serem uma valiosa fonte de informação, a qual esporadicamente irei transcrever no www.Gayalentejo.tk.

mva disse...

he, he, very cool!

Cesare disse...

moi moi moi ben, pá