terça-feira, janeiro 30, 2007

Orgulho no Sim

Depois do Prós & Contras é só isto que me ocorre. Que orgulho tenho em estar ao lado daquelas pessoas quando no próximo dia 11 escrever o X no Sim. Vital Moreira absolutamente impecável, absolutamente na mouche, calmo, sereno, honesto, claro e esclarecedor. Brilhante, absolutamente brilhante. Idem para a dra. Maria José Alves. Clap, clap, clap! Mais, nunca pensei um dia escrever isto, mas força, força companheiro Vasco Rato! "Se não é por opção da mulher, é por opção de quem?" é uma das frases da noite, e claro, ficou sem resposta por parte dos Nãos. Vénias ainda a Catarina Furtado e a Lídia Jorge, vilmente atacadas pelas patrulheiras do Não, a segunda em directo no programa. Estou a esquecer nomes, mas lindos todos, claros, serenos, calmos, positivos. Babei de orgulho.

Eu que hesito sempre entre ver ou não ver estas coisas, não vá o coração não aguentar (que isto de já ter mais de 10 semanas é lixado para os corações), dei por mim a serenar e a apreciar o quão belo pode ser simplesmente falar verdade, encarar a realidade, ser honesto e corajoso. Clap, clap, clap! Parabéns a todas e a todos os que se bateram pelo Sim, foi lindo!

6 comentários:

Manel disse...

Foi um serão maravilhoso, de facto. Um doce, ver os nãos de rabo alçado, já tontos e desnorteados, repetindo-se, contradizendo-se, revelando-se em todo o seu esplendor tirânico. Afinal é possível dizer a verdade e enfrentar a hipocrisia serenamente, com clareza. Em dois dias o SIM teve dois momentos absolutamente fundamentais: o Assim Não marcelístico dos Gato Fedorento, absolutamente genial, e este debate, absolutamente esclarecedor. Foi bonito de ver. Esperemos que tenha posto umas quantas sinapses em refuncionamento. ;):)

FuckItAll disse...

Começa-se muito bem, sim senhor. Agora é manter a calma até dia 11.

Luis disse...

Gostei imenso dos convidados pelo “sim”. Conseguiram com argumentos verdadeiros desmontar a estratégia já gasta do “Não”.
Ouviram a Kátia Guerreiro a dizer que é contra a I.V.G. porque Portugal precisa que nasçam crianças para serem médicos? BAAAAAAAAA de fugir …..

patsp disse...

Foi mesmo assim?! Uau! Eu também sofro muito com estas coisas e não me apeteceu iniciar a campanha com cinzentismos! Ainda bem, calma e serenidade é preciso... a mim que me faltam Às vezes com estes assuntos quentes!

vaguely.absent disse...

Também tive medo daquilo a que íamos assitir, não fosse transformar-se naquele sketch de há alguns meses atrás dos gato fedorento justamente sobre um "prós e contras do aborto" - isto é, uma peixeirada. Mas fiquei muito contente por ver os representantes do Sim defenderem a sua posição com bastante serenidade.
Nota negativa para os "jovens" do Não junto ao palco (a precisar urgentemente de uns esclarecimentos e, porque não dizê-lo, de um abanão nos ombros); não gostei muito da postura da Fernanda Câncio pelo Sim; e destaque super-positivo para o médico de Coimbra pelo Sim no palco (não me recordo do nome), irrepreensivelmente coerente.

AC disse...

Acabei de ver o programa e a sensação que fica é precisamente aquela que descreves. Orgulho e serenidade. É este o tom que o Sim tem de manter até ao final da campanha, pois acredito que assim vamos conseguir vencer o terrorismo verbal e a demagogia fácil do Não.