Casamento entre pessoas do mesmo sexo prepara estreia na América Latina
Depois do flop de Buenos Aires, tudo indica que a honra caberá à Cidade do México.
Depois do flop de Buenos Aires, tudo indica que a honra caberá à Cidade do México.
Publicada por bossito à(s) 8:48 da tarde 2 comentários
tags: américa do norte, casamento, méxico
«Quem me dera estar a ser injusto com o BE, quem me dera! Sem ponta de ironia. Mas não é de agora que não vejo qualquer real comprometimento dos dirigentes do BE com os direitos LGBT, mas apenas fazem deles um uso oportunista. Exemplos, aquando da PMA esqueceram-se, aquando da questão Teresa e Lena decidiram aproveitar a onda mediática e encostar o PS à parede, mesmo sabendo que isso daria em nada, pelo contrário, poderia criar precedentes negativos para o futuro da causa. Finalmente vejo o BE muito facilmente tomado de assalto por meia dúzia de lunáticos cujo sonho de vida é a eternização do Maio de 68.PPS: No final imperou o bom senso na bancada do BE, ótimo.Insisto, quem me dera estar enganado. Infelizmente ainda não me foi dado ver nenhum comprometimento sério por parte do BE nestes tempos mais recentes. E se o BE anda de facto a fazer jogatana política à custa de gays e lésbicas, lamento também, mas isso para mim é pura homofobia… do tipo dissimulado. Enfim, caberá ao BE desmentir-me.»
Publicada por bossito à(s) 11:32 da manhã 4 comentários
tags: bloco de esquerda, casamento, homofobia
Lamentavelmente, outros grupos, que pouco ou nada fizeram por esta luta, e até a boicotaram em vários momentos, surgem hoje, quais ovelhas ranhosas e ressabiadas, a querer manchar um dia que além de histórico é lindo.
Um desses grupos, ligado a um partido político, prefere fazer de um dia de festa mais uma oportunidade para atacar o PS: O motivo, alegam, é a nao legalizacao simultanea da adopcao de criancas por casais de pessoas do mesmo sexo. Como se o casamento fosse dependente da parentalidade ou vice-versa. Vários países do mundo legalizaram a adopcao sem o casamento, e países como a Bélgica avancaram com o casamento, e so anos depois com a adopcao.
É óbvio que ambos sao objectivos do movimento LGBT - aquele que luta pelos direitos de gays e lésbicas e nao por interesses ou agendas partidarias - mas conseguir um antes do outro de forma alguma implica um "casamento de segunda", nem justifica um ataque sujo de quem nada fez por esta conquista.
O argumento é tanto mais falso quando pensamos no silencio deste mesmo grupo aquando da apresentacao da proposta de lei desse outro partido sobre procriacao medicamente assistida, que, contrariando promessas eleitorais, deixou de lado as lésbicas, e nem por isso se ouviu algum rugido.
Mais hilariante ainda é a alegacao de que quem lutou por esta conquista constitui um "sector minoritário dentro do movimento LGBT". Antes de se fazerem alegacoes deste tipo seria importante fazer alguma contagem de espingardas e apresentar números. Mas uma das vantagens de näo se ser uma associacao organizada é mesmo essa, consegue-se a mesma atencao por parte dos média, e o número de sócios é o que nos apetecer imaginar.
Bom, näo seräo estas palermices, denunciadoras de muita dor de cotovelo mais do que de outra coisa qualquer, a estragar este dia. É mesmo um dia lindo. Obrigado a todos os que lutaram por ele.
Publicada por bossito à(s) 9:57 da tarde 9 comentários
«Recomendação do provedor. Os textos de opinião do PÚBLICO deveriam passar, antes de publicados, por um crivo de verificação factual idêntico ao que é aplicado às matérias de natureza jornalística.»A f. já se adiantou e postou a desmontagem da coisa, a ler aqui. Mas porque os desmentidos nunca são demais, aqui fica uma enumeração das mentiras factuais da sra Pegado:
Publicada por bossito à(s) 11:38 da manhã 6 comentários
«O departamento de marketing do clube refuta qualquer tipo de discriminação sexual e justifica a campanha da "Gamebox Duo" como uma iniciativa que se "destina a trazer mais mulheres ao estádio".»
Publicada por bossito à(s) 12:01 da tarde 2 comentários
tags: desporto, discriminação, marketing, publicidade, sporting
«"As pessoas que votaram sabiam a posição dos partidos. Agora quero é saber o que pensam os juristas sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo", desafia D. Januário Torgal Ferreira, bispo das Forças Armadas.»Januário Ferreira reconhece então a clareza dos resultados eleitorais, mas mantém a esperança de que por vias travessas possa travar a medida. Difícil imaginar como, num dos poucos países que proíbe a discriminação com base na orientação sexual na sua própria constituição.
«O grupo dos militantes socialistas católicos quer promover um referendo sobre o casamento homossexual se a proposta do PS passar na Assembleia da República e propõe-se participar na recolha de 75 mil assinaturas para o conseguir. (...)
«Cerca de 40 representantes de movimento e associações de todo o país estiveram ontem reunidos em Lisboa com o casamento de homossexuais em agenda.»O ódio é mesmo capaz de mover multidões. Pessoas que não querem casar com alguém do mesmo sexo movem-se de todo o país até Lisboa, para se encontrarem com outros de mesmo opinião, e juntos tentarem impedir aqueles que efetivamente querem casar com alguém do mesmo sexo, de o fazerem. Pobre e triste viver este.
Publicada por bossito à(s) 10:08 da manhã 21 comentários
tags: assembleia, bloco de esquerda, casamento, icar, partido socialista, pcp
Publicada por bossito à(s) 10:48 da manhã 4 comentários
tags: direitos humanos, partido socialista, vídeo
Publicada por bossito à(s) 7:35 da manhã 4 comentários
tags: burrice, homofobia, isto não é um país sério, palermice, sangue, saúde
Publicada por bossito à(s) 10:20 da manhã 1 comentários
tags: activismo, cultura queer, fascismo, história, jornalismo
Publicada por bossito à(s) 7:11 da manhã 0 comentários
Publicada por bossito à(s) 6:55 da manhã 0 comentários
tags: anti-semitismo, cds, eurovisão, extrema-direita, kitsch, parlamento europeu 2009, união europeia
«Reducido el sexo a simple entretenimiento, ¿qué sentido tiene mantener la violación en el Código Penal?". (...) ¿No debería equipararse a otras formas de agresión, como si, por ejemplo, obligáramos a alguien a divertirse durante unos minutos? ¿Por qué tanta disparidad en las condenas? (...) Cuando se banaliza el sexo, se disocia de la procreación y se desvincula del matrimonio, deja de tener sentido la consideración de la violación como delito penal.»Vai-se perdendo a vergonha. Pode ser este o impulso necessário a que as vítimas dos orfanatos católicos espanhóis (ou alguém acredita que escasseiem?) comecem finalmente as denúncias.
Publicada por bossito à(s) 6:46 da manhã 1 comentários
tags: abuso de crianças, espanha, igreja, irlanda
Publicada por bossito à(s) 12:08 da tarde 7 comentários
tags: aborto, justiça, paulo portas
Publicada por bossito à(s) 10:23 da manhã 6 comentários
tags: islândia, visibilidade lgbt
Publicada por bossito à(s) 9:38 da manhã 4 comentários
tags: bento 16, extrema-direita, icar, nazismo, negacionismo, vaticano
Via @AtheistBus, um dos melhores twitters do mercado.
Publicada por bossito à(s) 2:37 da tarde 1 comentários
tags: barack obama, estados unidos, religião
Publicada por bossito à(s) 7:55 da tarde 0 comentários
tags: activismo, casamento, estados unidos, maine, vídeo
Publicada por bossito à(s) 5:58 da tarde 4 comentários
Publicada por bossito à(s) 10:06 da manhã 0 comentários