quinta-feira, setembro 14, 2006

Lisboa em bicicleta

O The New York Times tem hoje um artigo sobre a popularidade das bicicletas nos Países Baixos. Os números neerlandeses impressionam, mas também por cá as bicicletas vão rolando. No passado fim-de-semana o Lisboa Bike Tour pôs alguns milhares de pessoas a atravessar a ponte Vasco da Gama em bicicletas novas em folha. E no próximo há o passeio Belém-Trancão promovido pela Geota, que já esgotou as inscrições. Ambas as iniciativas são muito positivas e a adesão alcançada provam a urgência da implementação da Rede Ciclável de Lisboa. Outra boa notícia é a possibilidade do transporte de bicicletas no Metro de Lisboa nas noites úteis (embora fique por justificar a impossibilidade diurna). Pedalar urge!

PS: Há mais passeios organizados para dia 17, em Lisboa, Porto e Gaia, organizados pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, inscrições gratuitas e aparentemente ainda abertas. No dia anterior há um "passeio pais e filhos" promovido pela Fertagus na margem Sul. Via bananalogic, que tem ainda uma crítica e relato do Lisboa Bike Tour e mais alguns tiros certeiros.

3 comentários:

Héliocoptero disse...

Dá saudades da Suécia e causa um sorriso por vislumbre de um cenário idêntico ao nórdico nas ruas de Lisboa :D

/me disse...

Eu moro na Holanda, e a bicicleta é o meu meio de transporte. Em Portugal, nem pensar. Quero chegar aos 30...

bossito disse...

Não sejas tão pessimista ;) Claro que vivendo na Holanda o choque é tremendo ao tentar bicicletar por cá, mas já há zonas onde a coisa se vai normalizando. Mas terá sempre que haver alguns pioneiros aventurosos...