segunda-feira, outubro 02, 2006

Gandas tugas

No site do novo programa da RTP lê-se sobre um dos candidatos:

«A figura de D. Sebastião fascina há séculos, em parte, devido aos mistérios que encerra. A sua vida íntima é um dos mais discutidos. Há muitas histórias tóxicas acerca dela. Em toda a sua juventude não se lhe conheceu qualquer interesse pelas mulheres. Alguns historiadores justificam o ascetismo com o seu fervor religioso, outros apontam para uma estranha doença de índole sexual que o afectava desde os onze anos e o deixava prostrado, amiúde. Há mesmo quem arrisque a homossexualidade. Certo é que nunca casou, apesar da insistência da corte para que escolhesse noiva entre as casa reais europeias.»

Vá lá, resistiram à tentação de colocar o Salazar na lista. Mas conseguiram listar gente como Sampaio, Figo ou Cavaco (que aliás é algarvio), desrespeitando desde logo a regra básica "o bom tuga é o tuga morto". Este programa é um original da BBC, que já conta com várias edições noutros países e alguns resultados curiosos. Se o vencedor em Portugal não for o Camões ou o Vasco da Gama confesso-me desde já surpreendido. A Bet and Win ainda não aceita apostas, they loose.

10 comentários:

Eduardo disse...

Por acaso teria sido interessante que pusessem o Salazar. Por vários motivos.

boss disse...

Mas as pessoas podem votar nele na mesma, do site:

«1. Posso votar numa personalidade que não faz parte da vossa lista?
1. Pode. A lista que apresentamos neste site é meramente exemplificativa e informativa. Se acha que um outro qualquer português – que não aparece na nossa lista - merece o seu voto tem toda a liberdade para o fazerEste programa é feito por si. É você quem decide quem é o (seu) Grande Português.»

Achava muito mal se começasse logo por ser uma sugestão da RTP...

Heliocoptero disse...

Espero bem que possa votar em mais do que um: em 800 anos de História, escolher um de entre dezenas ou mais pessoas que muito fizeram em áreas diversas... complicado!

Pedro disse...

pergunto-me se a RTP respeitará a "vontade" dos telespectadores se, num assomo de nostalgia tão típico das nossas gentes orfãs de autoridade, surgisse uma vitória à queima-roupa do Salazar. com o país ainda cheio de comunistas, transviados, drógados e estrangeirada do que o povo precisva era dessa prenda no sapatinho.

António Rufino disse...

Seria interessante, isso seria... mas o facto de ele não constar da lista vai fazer com que ninguém "arrisque" a nomeá-lo "de motu proprio"...
Ainda não vi a lista, mas espero que esteja lá D. João II, sem sombra de dúvida o meu voto.

António Rufino disse...

E também me parece de mau tom votar em portugueses vivos... Até porque objectivamente nenhum deles tem "grandeza" sufuciente para merecer estar numa lista dos 50 ou 100 mais...

carlos disse...

Grandes Portugueses (uma sugestão):
Nani Petrova - Há mais de 30 anos arrostar com o escárnio homofóbico, numa terrinha bacoca e provinciana e constantemente a reinventar-se e a dar a volta por cima. Um(a) Senhor(a)

Max Spencer-Dohner disse...

"Cavaco (que aliás é algarvio)"

LOOL

explica lá essa, amigo Boss. Aqui o people dos algarves não é tuga?? :))

boss disse...

António, o D. João II está lá sim ;) Para já tenho-me limitado a referir as ausências. Apesar de muito crítico acho que já deu para perceber que estou fã do conceito..

Max, era brincaderinha ;) Reino de Portugal e dos Algarves... hehehe

Max Spencer-Dohner disse...

eu percebi, era só para me meter ctg :))


(se bem que, permitam-me o bairrismo, a malta do algarve bem o sente na pele...)