segunda-feira, outubro 02, 2006

Gandas tugas

No site do novo programa da RTP lê-se sobre um dos candidatos:

«A figura de D. Sebastião fascina há séculos, em parte, devido aos mistérios que encerra. A sua vida íntima é um dos mais discutidos. Há muitas histórias tóxicas acerca dela. Em toda a sua juventude não se lhe conheceu qualquer interesse pelas mulheres. Alguns historiadores justificam o ascetismo com o seu fervor religioso, outros apontam para uma estranha doença de índole sexual que o afectava desde os onze anos e o deixava prostrado, amiúde. Há mesmo quem arrisque a homossexualidade. Certo é que nunca casou, apesar da insistência da corte para que escolhesse noiva entre as casa reais europeias.»

Vá lá, resistiram à tentação de colocar o Salazar na lista. Mas conseguiram listar gente como Sampaio, Figo ou Cavaco (que aliás é algarvio), desrespeitando desde logo a regra básica "o bom tuga é o tuga morto". Este programa é um original da BBC, que já conta com várias edições noutros países e alguns resultados curiosos. Se o vencedor em Portugal não for o Camões ou o Vasco da Gama confesso-me desde já surpreendido. A Bet and Win ainda não aceita apostas, they loose.

8 comentários:

eduardo b. disse...

Por acaso teria sido interessante que pusessem o Salazar. Por vários motivos.

bossito disse...

Mas as pessoas podem votar nele na mesma, do site:

«1. Posso votar numa personalidade que não faz parte da vossa lista?
1. Pode. A lista que apresentamos neste site é meramente exemplificativa e informativa. Se acha que um outro qualquer português – que não aparece na nossa lista - merece o seu voto tem toda a liberdade para o fazerEste programa é feito por si. É você quem decide quem é o (seu) Grande Português.»

Achava muito mal se começasse logo por ser uma sugestão da RTP...

Héliocoptero disse...

Espero bem que possa votar em mais do que um: em 800 anos de História, escolher um de entre dezenas ou mais pessoas que muito fizeram em áreas diversas... complicado!

pedro vieira disse...

pergunto-me se a RTP respeitará a "vontade" dos telespectadores se, num assomo de nostalgia tão típico das nossas gentes orfãs de autoridade, surgisse uma vitória à queima-roupa do Salazar. com o país ainda cheio de comunistas, transviados, drógados e estrangeirada do que o povo precisva era dessa prenda no sapatinho.

Unknown disse...

Grandes Portugueses (uma sugestão):
Nani Petrova - Há mais de 30 anos arrostar com o escárnio homofóbico, numa terrinha bacoca e provinciana e constantemente a reinventar-se e a dar a volta por cima. Um(a) Senhor(a)

Max Spencer-Dohner disse...

"Cavaco (que aliás é algarvio)"

LOOL

explica lá essa, amigo Boss. Aqui o people dos algarves não é tuga?? :))

bossito disse...

António, o D. João II está lá sim ;) Para já tenho-me limitado a referir as ausências. Apesar de muito crítico acho que já deu para perceber que estou fã do conceito..

Max, era brincaderinha ;) Reino de Portugal e dos Algarves... hehehe

Max Spencer-Dohner disse...

eu percebi, era só para me meter ctg :))


(se bem que, permitam-me o bairrismo, a malta do algarve bem o sente na pele...)