domingo, outubro 08, 2006

Mitos económicos

Os senhores das gravatas não se cansam de repetir, o problema da economia portuguesa está na "falta" de empreendedorismo dos portugueses, na função pública que "não é nada" produtiva e no "excesso" de direitos dos trabalhadores. Repetem-no incansavelmente dos seus palanques em universidades públicas ou da direcção de empresas privadas, i.e., privatizadas. Tanto o repetem, quais orações, que quase acreditamos neles. Valham os factos para provar que se a receita fosse essa a nossa economia seria a mais forte da União:

«Em cada cinco portugueses, um é trabalhador por conta própria, segundo os dados revelados pelo Eurostat. Portugal surge assim na quarta posição entre os 25 Estados membros da União Europeia, no que respeita ao número de empresários em nome individual do sector não financeiro.

Em 2005, 21% da população portuguesa inserida no mercado laboral, do sector não financeiro, era trabalhador por conta própria, uma marca só superada por países como Chipre, Itália e a Grécia, onde 32% dos trabalhadores são empresários em nome individual. Na União Europeia, em média, por cada seis empregados, um trabalha por conta própria. (...)»


1 comentário:

Pedro Fontela disse...

Não resisto... quanto ao mau funcionamento das instituições (privadas e públicas) só tenho uma palavra a dizer: nepotismo.