quinta-feira, maio 03, 2007

Afinal não foi só a câmara que caiu em Lisboa

97 plátanos saudáveis e quase centenários abatidos sem qualquer justificação no Campo Pequeno. Isto sim era caso para se fazer um escândalo nacional e abrir os noticiários das 20h. Mas só descobri nos blogs...

7 comentários:

rack disse...

já agora pode ver também algumas fotos na graça...em www.veertice.blogspot.com

jpt disse...

Esse assunto já foi tratado num telejornal, não me lembro em que canal. Isso é uma situação recorrente em Lisboa, o abate de árvores pela câmara, ou or privados com a complacência da câmara, e substituição por àrvores mais pequenas e em menor número. Cheira-me a que, por cada àrvore substituída, há uns trocos que vão parar a uns quantos bolsos...

jpt disse...

it is I, jpt....

bossito disse...

obrigado rack ;)

olá jpt ;) por acaso não vi em lado nenhum, mas tens razão, muita gente ganha cobres com estes abates e ninguém investiga isto.. e não é só em Lisboa infelizmente...

ldr disse...

Na SIC passou uma reportagem onde recorriam à entrevista de pessoas na rua que se mostravam indignadas com a situação.

Após as diversas entrevistas a SIC em conjunto com a Câmara explicam que o abate dos plátanos deveu-se às obras do Campo Pequeno que danificaram os Plátanos.

Pela informação que ficou o abate serviria para plantarem novos pois aqueles mais tarde ou mais cedo cairiam sobre alguém.

Recordo que no Inverno, na Av. Dona Estefânia, ali perto, só por um pouco de vento caiu uma árvore enorme porque as raizes não estavam em boas condições. O que vale é que caiu sobre um carro. Se caísse sobre uma pessoa não sobrevivia.

(só para explicar a situação que vi na reportagem da sic)

ldr disse...

Estive a pesquisar o assunto e parece-me que a conclusão será esta:

No ano passado, no dia 24/11/06 caíram diversas árvores por Lisboa o que possivelmente trouxe prejuízos à Câmara. Daí resultou uma avaliação de todas as árvores (ou parcial).

Aqui está o video da notícia do ano passado:
http://videos.sapo.pt/WdumpemdlLK5eFOObg9Y

Não me parece que haja alguém na Câmara a cortar árvores por puro prazer. O que importa saber é se irão plantar novas ou simplesmente deixar troncos cortados.

bossito disse...

Obrigado pelas informações Luís. O meu comentário baseia-se no comunicado dos Verdes, que não encontraram justificação para o abate.. O problema das quedas de ramos e árvores tem muitas vezes mais a ver com más podas do que com o crescimento natural das mesmas.. Acho pouco credível que 97 árvores estivessem todas em risco. O abate nunca seria por prazer, convém não esquecer que esta madeira vale muito dinheiro..

Ainda hoje em Madrid houve manif contra o abate de árvores planeado por Ávaro Siza... acho que vou postar sobre isso ;)