Nem Ota, nem TGV
Já que anda toda a gente a comentar os assuntos aqui fica expressa a minha opinião. Tal como o Daniel Oliveira, "Portela + 1" cheira-me a solução muito mais prática, realista e económica (na poupança e no ganho) do que a Ota, e como já comentei no Avatares, não entendo porque cidades como Coimbra, Braga ou Évora não podem ter algumas ligações internacionais, que aliviem Lisboa e Porto se for caso disso. Ligações low-cost Braga-Paris ou Coimbra-Londres são certamente viáveis... obscuros aeródromos que necessitariam apenas algumas obras há para aí aos molhos...
Quanto aos comboios, 100% a favor de maior investimento nos ditos. Só não entendo porque têm que ser em formato TGV, que dará prejuízo, que não estará ao alcance de todos, que não é significativamente mais rápido que um Pendular a circular numa linha decente... A ligação Porto-Vigo por comboio é actualmente mais rápida apenas uma hora do que sendo feita por bicicleta, porquê esperar anos e anos por um TGV elitista, se em muito menos tempo daria para lá pôr o Pendular? O Metro do Porto, um investimento que se revelou essencial, das poucas coisas boas que se fizeram no Porto nas últimas décadas, não tem dinheiro para a sua necessária ampliação e gasta-se no TGV? As linhas do interior continuam a fechar e aposta-se no TGV? A Escandinávia inteira sobrevive sem TGV mas nós não conseguimos?
Enfim, são estes os meus bitaites. E também importam, pois afinal serei tão engenheiro quanto quem decide, diz que...
Quanto aos comboios, 100% a favor de maior investimento nos ditos. Só não entendo porque têm que ser em formato TGV, que dará prejuízo, que não estará ao alcance de todos, que não é significativamente mais rápido que um Pendular a circular numa linha decente... A ligação Porto-Vigo por comboio é actualmente mais rápida apenas uma hora do que sendo feita por bicicleta, porquê esperar anos e anos por um TGV elitista, se em muito menos tempo daria para lá pôr o Pendular? O Metro do Porto, um investimento que se revelou essencial, das poucas coisas boas que se fizeram no Porto nas últimas décadas, não tem dinheiro para a sua necessária ampliação e gasta-se no TGV? As linhas do interior continuam a fechar e aposta-se no TGV? A Escandinávia inteira sobrevive sem TGV mas nós não conseguimos?
Enfim, são estes os meus bitaites. E também importam, pois afinal serei tão engenheiro quanto quem decide, diz que...
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