domingo, março 11, 2007

Puro Pimba, Puro Portugal


Para o caso de terem perdido o Festival da Canção que a RTP organizou esta noite, saibam que esta é a canção que representará Portugal em Helsínquia a 10 de Maio. Canta Sabrina, escreveu Emanuel. É quase indescritível de tão má, mas vou fazer um esforço. As concorrentes variaram de resto entre o péssimo e o muito mau, com 2 ou 3 razoaveizinhas, uma delas quase boa. Mas esta é, sem qualquer dúvida, a pior (da noite e de todas as que Portugal já levou à Eurovisão). Deixando de lado o autoplágio da música (igual a mil outras do mesmo autor, e de mil outros autores), a letra transborda banalidade e tolice, Dança comigo Que eu dou-te o céu que há em mim. Enfim, que dizer mais?

Que é tão má, mas tão má, tão ruim, tão peste, que a única forma de conseguirmos viver com ela é aprendendo a ama-la. Estes sons desafinados, esta melodia arranhada, é puro Verão português. Cheira a romaria, a farturas, a beijos apalpados atrás da igreja. É pimba clássico, ortodoxo, vintage, respeita todos os princípios fundamentais do pimba meloso (não brejeiro), tem todas as rimas exigidas. Não tenta parecer o que não é (como faziam quase todas as outras canções), é 100% pimba, 100% verdadeira, 100% assumida. Puro sangue pimbólico. E por aí fora, acho que já deu para perceber a ideia... Senhores DJs, estais à espera de quê? É o hino veraneante de 2007 oferecido numa bandeja de lata.

Estou até cá com uma fezada que é desta que as comunidades emigrantes portuguesas se empolgam e conseguem fazer com que Portugal chegue à final, o que seria a primeira vez desde que há semi-final. Dança comigo Que eu dou-te a lua, o sol e o mar...

8 comentários:

João Mateus disse...

Bem... que musiquinhA irritante... é impressão minha ou a não sabe cantar? não tem la grande voz.. enfim.. é o Pais que temos... e viva o pimba!?!?

Aequillibrium disse...

É bom ver que concordam comigo! Ontem postei no blog "em directo"... Portugal tem aquilo que merece. =(

Pedro Fontela disse...

ohh meu deus... coisas estranhas já ganharam o concurdo (ver os do ano passado) mas esta leva o prémio.

Max Spencer-Dohner disse...

Credo!!!!!!!! :S

Max Spencer-Dohner disse...

Ahh, e é verdade, mau por mau prefiro @ travesti Drama Queen que vai representar a Dinamarca...

http://www.youtube.com/watch?v=HjLU9t59hus

FuckItAll disse...

Bom, não ouvi a coisa, boss, mas pela desrição pelos vistos representa bem a nação.

Musicologo disse...

A canção não é tão má assim. Aliás, para este género de festival até é a coisa mais decente que Portugal lá leva nestes últimos anos. E a comprová-lo está a reacção dos estrangeiros. Portugal desta vez vai passar à final.

Claro que fica a milhas do que seriam os "Maria Folia" do ano passado, de longe a coisa mais criativa que se inventou por estas bandas, que um júri mentecapto não deixou passar.

Mesmo assim, com um visual ainda mais fresco, e umas pequenas alterações na batida, e menos nervosismo e mais garra da menina e Portugal tem tudo para brilhar, afinal de contas este festival é maioritariamente "pimba" ou será que têm outro nome para os antigos vencedores tipo "Wild Dances" da Ruslana ou a Turquia em 2003?...

DoraemonTuga disse...

ta tudo louco, pimba valha me deus quem foi o filho da p*** que se lembrou de convidar o Emanuel, enfim tinha-mos uma decente que era fado com hiphop mas fazer o que, viva Portugal e ao povo pimbolico este é o vosso trufeu e se ganharem, nunca mais ouço musica palavra de mim