sexta-feira, março 16, 2007

Faculdade de Ciências de Lisboa promove criacionismo

É exactamente isso que se faz quando se programa um debate chamado «Darwinismo versus Criacionismo. Onde começa e onde acaba uma teoria científica?». Um debate assim seria inadmissível até num Prós & Contras, numa faculdade pública chamada "de Ciências" é absolutamente intolerável. Sequer pôr a hipótese de uma crença de meia dúzia de fanáticos alucinados e analfabetos poder ser chamada de "teoria científica" é prostituir de barato décadas de trabalho científico a sério, por vezes com pesadíssimos custos pessoais para os investigadores. É a absoluta pouca vergonha, é esbanjar dinheiros públicos de forma criminosa, já que o seu fim era oposto, promover a investigação e o conhecimento científico. Sobre este tema ler mais uma magnífico post da Palmira. E a seguir, quem não está para aturar estas macacadas pagas com os impostos de todos, pode usar este endereço electrónico a explicar isso mesmo à organização: cdlisboa@fc.ul.pt Ou então não se espantem se a seguir surgir um debate chamado «Astrologia versus Astronomia. Onde começa e onde acaba uma teoria científica?».

Actualização: O abuso intelectual de menores (menoridade etária ou mental), que constitui a promoção da IDiotia, anda por aí em força, qual Utah. Novos dados e denúncia da Palmira F. da Silva no novíssimo De Rerum Natura.

4 comentários:

Siona disse...

«Astrologia versus Astronomia. Onde começa e onde acaba uma teoria científica?»

Quêeeee?! Onde é que pus a Kalashnikov?? :)

Agora a sério: depois da inauguração do parque temático sobre o criacionismo em Mafra, acho que existem razões para temer que esta doença americana/anglófona se comece a tentar espalhar também por cá. É este o verdadeiro Choque de Civilizações: entre o conhecimento e a ignorância, entre a luz e a escuridão.

Deploro a utilização de um lugar de conhecimento e honestidade para receber pessoas como Jónatas Machado. Já li algumas coisas escritas por ele; é um intrujão dos menos inteligentes, ignorante, e que dá tiros no pé a todos os instantes. Até a IDiotia merecia um melhor defensor.

Pedro Fontela disse...

Vale a pena também ler o que a Palmira escreveu sobre o II Colóquio «A Religião fora dos Templos». A descrição de algumas das participações é surreal...

http://dererummundi.blogspot.com/2007/03/o-insustentvel-peso-da-religio.html

Pedro Morgado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Morgado disse...

Comparar Darwinismo e Criacionismo, colocá-los lado a lado, no contexto de uma Faculdade de Ciências Naturais é, mais que um equívoco, um erro grosseiro.
Ainda que a comparação seja um mero exercício de retórica, não deixa de ser uma negação da ciência tal qual a conhecemos. A discussão sobre o Criacionismo, por se tratar de uma crença que não tem qualquer substrato científico, não pode fazer-se numa Faculdade de Ciências Naturais, muito menos no âmbito de uma discussão sobre "Onde começa e onde acaba uma teoria científica”