quinta-feira, maio 31, 2007
Excepto se o assunto é casório gay
Publicada por bossito à(s) 5:29 da tarde 0 comentários
tags: canadá, casamento, espanha, estados unidos
Para variar, serviço público
"O planeta agradece" apresentado por Diogo Infante (que também apresenta o excelente "Cuidado com a língua") é mais um óptimo programa dos vários dedicados ao ambiente pela RTP, "Biosfera" e o "Minuto Verde" são outros a ter em conta. É na informação temática ou especializada que o canal público se sai melhor e faz esquecer a desgraça da informação generalista.
Finalmente para celebrar o dia mundial da criança a RTP 2 decidiu avançar com uma programação especial sobre sexualidade dirigida ao público infantil. Os encarregados de educação são convidados a assistir hoje (23h30), para decidirem se querem recomendar aos filhos que vejam amanhã (20h30) uma animação dinamarquesa-canadiana a explicar como se fazem os bebés. O que não deixa de ser uma cedência à ideia de que a educação sexual não deve ser universal e obrigatória, ou seja, que um pai pode exigir ignorância para os seus filhos - não podia dizer só bem. Mas parece que mesmo com todas estas cautelas já andam por aí uns e-mails de origem na extrema-direita a pedir para protestarem junto do provedor a exibição do filme, pelo que podemos fazer exactamente o contrário, aqui.
Publicada por bossito à(s) 5:05 da tarde 1 comentários
Os directos do café
Publicada por bossito à(s) 4:57 da tarde 0 comentários
tags: futebol, jornalismo, rtp
O recuo nicotinodependente
Quando Portugal é o país europeu com mais alta percentagem de gente favorável a uma lei firme (alta ao ponto de incluir uma grande percentagem de fumadores), não há desculpas para estes recuos e flexibilizações da lei. A acontecerem o único efeito será matar o propósito da lei (e não será este o único a morrer), tal qual aconteceu em Espanha, onde ninguém liga à dita. Lei flexível é a actual, a que temos desde sempre, os estabelecimentos são livres de proibir o fumo, os fumadores são livres de decidirem não fumar para cima dos outros. Mas o que se verifica é que a maior tolerância dos não-fumadores com o fumo, do que a dos fumadores com a possibilidade de não fumarem, gera uma omnipresença tabágica nos locais fechados. É por isso que o estado deve agir, e deve fazê-lo da única forma capaz de produzir os efeitos pretendidos, banindo o fumo dos locais públicos fechados. Tão simples quanto isto. Se o fazem na Suécia e seus Invernos gelados, em Portugal é ainda mais fácil, sem "mas" nem meio "mas".
PS: E para que fique claro o quão forte é a minha posição neste assunto (sim, eu sim, fascismo higienista etc e tal) adianto que (já que fiz uma declaração de voto na altura) se as eleições legislativas fossem hoje não votaria no Bloco de Esquerda, sendo as suas patetices em torno deste assunto uma das razões mais fortes para não o fazer. A luta pela saúde dos trabalhadores não pode ser hipotecada só porque colide com o cigarrinho dos deputados do Bloco.
Publicada por bossito à(s) 4:33 da tarde 12 comentários
tags: bloco de esquerda, governo, saúde, tabaco
Nem parece que foi aqui a cimeira das Lages
1 - Noruega
2 - Nova Zelândia
3 - Dinamarca
4 - Irlanda
5 - Japão
6 - Finlândia
7 - Suécia
8 - Canadá
9 - Portugal
10 - Áustria
11 - Bélgica
12 - Alemanha
14 - Suíça
20 - Países Baixos
21 - Espanha
25 - Austrália
33 - Itália
34 - França
44 - Grécia
48 - Marrocos
49 - Reino Unido
50 - Moçambique
59 - Cuba
60 - China
83 - Brasil
84 - Sérvia
92 - Turquia
96 - Estados Unidos
109 - Índia
112 - Angola
118 - Rússia
121 - Iraque
Publicada por bossito à(s) 2:19 da manhã 3 comentários
tags: estatísticas
quarta-feira, maio 30, 2007
terça-feira, maio 29, 2007
Tinky Winky aterroriza autoridades polacas
«Uma autoridade polonesa revelou nesta segunda-feira que pediu a psicólogos que avaliem se um popular programa infantil de TV estimula comportamentos associados a homossexuais.
O pedido, relativo ao programa Teletubbies, foi feito por Ewa Sowinska, autoridade responsável pela defesa dos direitos das crianças na Polônia.
Segundo ela, pelo menos um dos personagens do programa, Tinky Winky, mostrou um comportamento suspeito.
“Eu percebi que ele carregava uma bolsa de mulher”, disse ela em uma entrevista a uma revista. “No início, não percebi que ele era um menino.”» [via]
PS: notar que esta "descoberta polaca" vem com um atraso (um dos vários implícitos nesta estória) de 8 anos face aos evangélicos norte-americanos... O seu autor original morreu precisamente este mês.
Publicada por bossito à(s) 12:29 da manhã 4 comentários
tags: cultura queer, desenhos animados, lgbtv, máfia gay, paranóia, polónia, união europeia
segunda-feira, maio 28, 2007
O Nobel da Paz para Peter Tatchtell sff
Publicada por bossito à(s) 1:32 da manhã 2 comentários
tags: activismo, cultura queer, rússia, união europeia, violência homofóbica
sexta-feira, maio 25, 2007
Será que se conheceram em Lloret de Mar?
Publicada por bossito à(s) 5:28 da tarde 2 comentários
tags: iberismo, letónia, vandalismo
quinta-feira, maio 24, 2007
RTP Crime
O pretexto é, what else?, as intercalares em Lisboa, esse assunto local que o centralismo doentio da nação eleva a "questão nacional". As respostas são contra o "poderoso lobby gay", "anormal, desviante" e por aí fora. A despedida, já com o "tempo excedido", é um "tive muito gosto em tê-lo cá". E esta merda toda foi paga com os teus impostos.
Escusam de vir com a estória dos "deveres de isenção" e "igualdade de tratamento para todos os partidos" a que a RTP estaria obrigada. Porque NUNCA na história da estação isso alguma vez foi passado à prática. NUNCA numa eleição nacional se viram entrevistas a todos os candidatos, humanistas, monárquicos, atlantistas, da terra, operários socialistas, etc etc etc, porquê então fazê-lo numa eleição de âmbito local? Onde para cúmulo os "candidatos de relevo" não são os 5 do costume (correspondendo às forças representadas no parlamento), mas 7, graças aos independentes, mais do que suficientes para ocuparem demasiado tempo e recursos por si só.
A RTP viola assim a constituição ao perpetuar e reforçar um favorecimento mediático desmesurado à capital do país, discriminando tudo o resto. E ao permitir discursos de ódio em função de orientação sexual, aliás, ao premia-los com "muito gosto". Não há vergonha, não há decência, não há pingo de consciência ou ética jornalística. É o forrobodó da estupidez. Os liberais não precisam de gastar mais latim comigo, estou convencido: privatize-se já aquela merda!
PS: É isto o famoso controlo do PS sobre a RTP? Livra!
PPS: Para quem não viu, saiba que das Neves sugeria hoje no Destak que se discutisse a recriminalização da homossexualidade. A RTP não perdeu tempo a apanhar a deixa. É a chamada "agenda nigeriana" a comandar a comunicação social ("agenda polaca" seria já um eufemismo).
Publicada por bossito à(s) 10:40 da tarde 10 comentários
tags: fascismo, jornalismo, manipulação, rtp, sensacionalismo
Mais razões para preferir o comboio
«Depois, temos que nos lembrar que durante as obras numa auto-estrada, há trabalhadores a efectuar essas mesmas obras a poucos metros da passagem do trânsito, e ao retirarmos a necessidade de pagamento de portagens para essas vias estaríamos a expor aqueles trabalhadores, e indirectamente a contribuir para o aumento do fluxo do tráfego rodoviário junto às obras, com o consequente aumento do perigo de acidentes", começou por explicar o presidente do Conselho de Administração da Via Verde Portugal.»Sim, até porque os automobilistas adoram autoestradas em obras. E desde quando é que a Brisa avisa os seus clientes de que a autoestrada está em obras antes destes entrarem nas mesmas?
«"Por outro lado - acrescentou -, é um facto que as portagens não sofrem qualquer decréscimo no seu valor durante as obras, mas estas são feitas para permitir maior qualidade de circulação na auto-estradas, e quando as obras ficam concluídas também não há aumentos das portagens para vias que, entretanto, passam a permitir melhores condições para os seus utilizadores".»"Melhores condições"!?! Ou apenas as condições que era suposto uma autoestrada ter sempre?
Imaginem esta política ser aplicada a serviços como hotéis ou piscinas, p.ex. "A piscina está em obras, mas pode usar os chuveiros." "Paga o mesmo de sempre, mas hoje tem que dormir no corredor".
E o PS entendeu ser esta lógica justa, pelo que chumbou os projectos do BE e PCP, que visavam o óbvio, o que se vê lá fora, quando um serviço não pode ser fornecido nas condições em que é suposto reduz-se ou elimina-se o preço para o cliente. Elementar. Mas não por cá...
Publicada por bossito à(s) 10:56 da manhã 0 comentários
tags: assembleia, partido socialista, transportes
quarta-feira, maio 23, 2007
Multibanco
Publicada por bossito à(s) 4:43 da tarde 6 comentários
tags: banca, multibanco, preços, união europeia
O BES, pelo menos, não consegue
Publicada por bossito à(s) 4:27 da tarde 3 comentários
tags: banca, brasil, língua, publicidade, ucrânia
Contra-natura, mas pró-esperma
«A marca espanhola Zara teve que pedir desculpa aos ultra-ortodoxos judeus por ter cometido aquilo que aquela comunidade considera um grave pecado, ao misturar algodão com linho num traje masculino, conhecido como "sh'tanz". Trata-se de uma mistura que está proibida pelo judaísmo, que a encara como um pecado contra a natureza, um "híbrido".»Mas se calhar os judeus ultra-ortodoxos deviam reequacionar a sua política sobre os "híbridos vestuários". Não só porque natura natura é andar em pelota. Mas também porque isso os proibirá de usarem as novas cuecas anti-radiação dos telemóveis, inventadas por uma marca suíça e fabricadas em Portugal, que prometem proteger a qualidade do esperma de quem as vestir mesmo na presença dos "venenosos" telemóveis, mas cujo tecido, como se não bastasse ser uma mistura de lycra e algodão, inclui ainda fios metálicos. 29,90 francos suíços, à volta de 18 euros, é pouco quando se trata de garantir a continuação da linhagem, ainda que corrompida por uma nova tolerância às misturadas anti-natura. Cor para já só preto, e ainda se aceitam voluntários para os últimos testes.
Publicada por bossito à(s) 1:42 da manhã 0 comentários
tags: economia, fundamentalismo, israel, moda, religião, saúde, suíça
segunda-feira, maio 21, 2007
Serviço público
Esta e outras actividades planeadas para os próximos dias no Porto.
Publicada por bossito à(s) 3:24 da manhã 0 comentários
tags: cultura queer, evento, porto, transexualidade
RTP fracturante
Publicada por bossito à(s) 12:33 da manhã 1 comentários
tags: animais, crueldade, impostos, rtp, temas fracturantes
sábado, maio 19, 2007
Madeleine-hysteria.com
Publicada por bossito à(s) 3:03 da tarde 3 comentários
tags: artigos recomendados, crime, internet, second life
Uma revista de risco
Publicada por bossito à(s) 2:45 da manhã 2 comentários
tags: artigos recomendados, bonzões, imprensa, nudez, outing
Peanuts intelectuais
Se bem me lembro segundo o panfleto referido no post anterior estava proibido também de dar sangue quem fez viagens recentes a África. Voilá, focaram-se na prática e não no grupo. E esta hein? Note-se que viajar até África não é obviamente uma prática de risco no que diz respeito ao HIV, mas sim em relação a outras doenças, como a malária.
PS: Já agora, mantenham a lógica se quiserem, mas alterem-me esses números. Só 1 a 3% dos gajos fodem com outros gajos? Onde? No Pólo Norte? Em Portugal não é certamente, ou os comportamentos de risco homossexuais seriam até uma impossibilidade estatística... LOL
Publicada por bossito à(s) 2:31 da manhã 5 comentários
tags: estatísticas, homofobia, racismo, saúde, sida
Peanuts ensanguentados
Eu já fui dador de sangue, e nunca me perguntaram se era gay (perguntavam isso sim, o número de parceir@s - ja, com arroba - nos últimos meses e o uso ou não de preservativo). Foi quando li um panfleto, ainda no séc. passado, que referia essa proibição, que deixei de o ser. Eu tento sempre respeitar as regras, por mais imbecis o sejam. Claro que tal proibição em nada prejudica a minha saúde. Claro que tal proibição não impede que homens casados que fodem anonimamente com outros homens casados continuem a usar a dádiva de sangue como um "discreto teste ao HIV". É que a proibição não é dos "homossexuais darem sangue", mas sim dos "dadores que se digam homossexuais". A vida é mesmo assim, uns seguem as regras, outros não. Eu já me tinha como gay muito antes da primeira foda com outro gajo e, seguindo a tal lógica esperta, tinha já um "maior risco", possivelmente alojado na genitália ou ânus, não sei bem...
Resumindo e concluindo, esta é daquelas homofobias tontas que prejudicam mais a sociedade em geral do que os gays em particular. Perde-se algum sangue e ganham-se alguns novos infectados que se julgavam "seguros".
Mas grave, para nós os banidos, seria proibirem-nos de receber sangue quando dele necessitamos. Não querem? Não recebem. O problema é vosso, não meu. A mim o que me chateia é ver tanto empenho do mov. LGBT com estes peanuts quando há discriminações a sério, muito mais graves e consequentes, por resolver...
Nota: Quem quiser seguir a discussão que por aí vai pode começar no Glória Fácil ou no Avatares, e daí continuar por sua conta e risco...
Publicada por bossito à(s) 1:36 da manhã 1 comentários
tags: discriminação, homofobia, saúde, sida
quinta-feira, maio 17, 2007
Eleições lisboetas e presidência do conselho da UE
Publicada por bossito à(s) 3:43 da tarde 0 comentários
tags: eleições, lisboa, união europeia
Coisas de criança
«Aos dez meses de idade, Howard David Ludwig ainda não fala, não come sozinho e não anda, mas as autoridades do estado norte-americano do Illinois consideram que ele já é suficientemente crescido para ter licença de porte de arma. O documento mostra a fotografia da criança e um rabisco infantil no lugar da assinatura e atesta as suas medidas: 67 centímetros de altura e nove quilos de peso.»
«O primeiro-ministro polaco, Jaroslaw Kaczynski, de 57 anos, revelou que não possui conta bancária e entrega todo o salário à mãe, numa entrevista ao semanário Wprost hoje publicada.
«Nunca tive conta bancária», disse, sem que lhe tivessem feito qualquer pergunta sobre o assunto. «Não estou a brincar. Guardo o dinheiro na conta da mamã», declarou.»
Publicada por bossito à(s) 3:35 da tarde 0 comentários
tags: estados unidos, humor, polónia
As t.A.T.u. voltaram?
PS: Afinal, segundo o PD (hehehe) também há um no Porto. Acho que a última vez que o Porto viu duas mulheres aos beijos num outdoor foi com este da Sisley. Dois gajos a efectuarem a mesma actividade acho que nunca viu...
Publicada por bossito à(s) 3:12 da tarde 6 comentários
tags: anti-homofobia, lisboa, partido socialista, porto
Votos de um bom dia
Publicada por bossito à(s) 12:42 da manhã 3 comentários
tags: anti-homofobia, efemérides, galiza, noruega
quarta-feira, maio 16, 2007
De Londres, Trás-os-Montes, à cova
Em todo o caso a imprensa lusa, futuramente tuaregue, tem feito referência às previsões de ondas de calor para o próximo Verão. Apontando já conselhos a seguir para nos protegermos do dito. Como dizia, e bem, uma climatologista na TV, se o aquecimento global parece ser um conceito demasiado grande e inalcançável, há muito que se pode fazer contra o aquecimento local. Desde os materiais e forma de construção das habitações à criação e manutenção de espaços verdes nas cidades. Basta passear em pleno Agosto numa rua ladeada por árvores frondosas e noutra pelada, ou morbidamente enfeitada por árvores raquíticas, para se perceber como uma simples árvore pode fazer baixar em vários graus o calor sentido num prédio.
É claro que as árvores não crescem da noite para o dia, mas olhando com atenção para as cidades portuguesas encontramos ene locais onde podiam estar árvores a sério, mas estão antes palmeiras ou ciprestes. O exemplo mais gritante, multiplicado por quase todas as freguesias do país, são as inóspitas florestas de mármore a que chamamos cemitérios, impenetráveis num dia de Sol logo a partir de Abril... Existem excepções recentes, de cemitérios mais verdes. E também uns poucos velhos bons exemplos. Mas mais podia ser feito para renovar a maioria dos cemitérios já existentes. E porque não promover novas, laicas e ecológicas, cerimónias de despedida dos entes queridos? Esta é uma ideia, mas mais simples ainda seria usar as cinzas dos corpos cremados para fertilizar o solo de novas árvores. Acho que vou já escrever isto num testamento, mármore é que não, mesmo.
Publicada por bossito à(s) 1:23 da manhã 0 comentários
tags: ecologia, imprensa, metereologia, morte, reino unido
Ainda a ressaca eurovisiva
Publicada por bossito à(s) 1:14 da manhã 1 comentários
tags: artigos recomendados, eurovisão, gato fedorento, helsinki 2007, islândia, malta, reino unido, vídeos
terça-feira, maio 15, 2007
É na Madeira, ninguém leva a mal
«Ao tentar colocar o boletim na urna, o eleitor viu o seu voto anulado. Protestou. A reclamação ficou sem efeito. Porquê? A mulher já tinha votado por ele.»Via Womenage. Na foto vêem-se os cartazes do PSD. Em cima "A Madeira é dos madeirenses", um slogan que em qualquer outra "colónia" do mundo seria um slogan independentista, mas que na Madeira é apenas um slogan pelo chupismo ao contenente. E em baixo "40-0 Madeira Livre", o pleno do PSD em todos os actos eleitorais da ilha, comparáveis apenas aos de estados ditatoriais, como prova afinal da sua liberdade, na curiosa visão do PSD.
Publicada por bossito à(s) 12:15 da manhã 2 comentários
O jornalismo que os teus impostos pagam
No Prós & Contras o correspondente em Londres da RTP denuncia, "o maior guia pedófilo do mundo é inglês e continua a ser publicado". E que guia é esse? "Spartacus", disse o repórter.
Publicada por bossito à(s) 12:01 da manhã 6 comentários
tags: jornalismo, manipulação, rtp
segunda-feira, maio 14, 2007
A "nova" França
Publicada por bossito à(s) 2:05 da tarde 0 comentários
tags: censura, frança, jornalismo, nicolas sarkozy
domingo, maio 13, 2007
O ódio saiu à rua em Roma
Uma contra-manifestação pelo orgulho laico também saiu à rua, porque também há italianos que acham que as leis do estado devem ser decididas pelos italianos e não por ditaduras teocráticas que parasitam no seu seio, e respeitando a separação entre o estado e a igreja.
Enquanto isso no Brasil, Bento 16 assegurava que o tesouro da igreja é a fé e não a ideologia política. Não há limites para a hipocrisia.
Publicada por bossito à(s) 7:01 da tarde 5 comentários
tags: bento 16, brasil, demagogia, homofobia, icar, itália, vaticano
À atenção da Catarina Furtado
Publicada por bossito à(s) 4:11 da tarde 0 comentários
tags: dança, invisibilidade lgbt, rtp
Faço minhas as palavras do bispo
Mas isto não é novo, já tem quase 90 anos e a polícia nunca fez nada contra os burlões...
Publicada por bossito à(s) 3:28 da tarde 0 comentários
tags: fraude, icar, superstição
Mais um argumento anti-Ota
Publicada por bossito à(s) 3:26 da tarde 0 comentários
tags: ecologia, tabaco, transportes
13 de Maio
Ainda agora milhares de pessoas juntavam velinhas numa cova ampla, convidando assim a dita senhora de outros mundos a "voltar" a aterrar na área. Mas a senhora, deles, não aterrou (não seria a plantação de árvores mais ao gosto dela? mais ecológico era certamente). E não sei se será mau contacto, falha no satélite, mas mais uma vez também não está a ser grande ajuda a evitar os atropelamentos dos que além de não terem nada melhor para iluminar uma pista de aterragem do que uma velinha, não possuindo carro ou dinheiro para o comboio, percorrem kms a pé até ao local da aterragem. Pode ser "nossa", mas não nos serve de muito.
E se bem me lembro, nem aos "pastorinhos" deu boleia daqui para fora, aliás, dois morreram logo a seguir à visita e a terceira foi enclausurada para toda a vida. Não recomendaria portanto alimentar muitas esperanças quanto ao regresso da dita nossa, vossa, deles, senhora, cuja motivação anti-comunista dificilmente se coaduna com as modestas votações do PCP actualmente (Marte, o planeta vermelho, será uma preocupação maior). E, no remoto caso de tal "voltar mesmo" a acontecer, tenham pois muito cuidadinho. Lembrem-se dos pastorinhos e usem ao menos uma máscara respiratória...
Publicada por bossito à(s) 3:55 da manhã 8 comentários
tags: icar, jornalismo, linguagem, paranóia, rtp, superstição
Gostei de ver
2) As bandeiras arco-íris, tanto na final como na semi-final, é bom marcar o território, nem Este nem Oeste, a Eurovisão é gay!
3) Os cartazes a pedirem o regresso da Itália e a perguntarem onde estava Andorra.
4) O palco, fantástico.
5) O Mikko Leppilampi, quase tão giro quanto o seu nome.
6) Os assobios aos votos que se repetem há anos (os 12 do Chipre à Grécia, da Bielo à Rússia, das ERJ às ERJ, and so on...).
7) Os vídeos entre as canções, a Finlândia soube vender-se e fiquei morto por comprar. Página oficial do turismo finlandês (e em português!) aqui.
Publicada por bossito à(s) 2:15 da manhã 8 comentários
tags: eurovisão, helsinki 2007
Não era bem isto...
Mas falta ainda avaliar os estragos, já que várias delegações em Helsínquia ameaçaram retirar-se do concurso, a EBU mostrou-se aberta para rever as regras de votação em 2009, mas nada muda no próximo ano. A UE que ponha os olhos nisto, é um tubo de ensaio de alargamentos cujos resultados não devem ser desprezados...
Publicada por bossito à(s) 2:05 da manhã 0 comentários
tags: eurovisão, helsinki 2007, união europeia
Aspectos positivos
2) A Escandinávia prova o seu veneno, durante décadas trocaram animadamente pontos entre si, desta vez (e pela primeira vez na história) foram varridos do mapa por outros usarem a mesma táctica.
3) Se há coisa que a Sérvia precisa é uma invasão de turistas de plumas, a ver se desempoeiram o sítio...
Publicada por bossito à(s) 12:46 da manhã 0 comentários
tags: escandinávia, eurovisão, helsinki 2007, sérvia
Desde quando é que a Lituânia conta como Ocidente?
17 | Finland | 53 |
18 | Sweden | 51 |
19 | Germany | 49 |
20 | Spain | 43 |
21 | Lithuania ? | 28 |
22 | France | 19 |
23 | United Kingdom | 19 |
24 | Ireland | 5 |
Publicada por bossito à(s) 12:10 da manhã 0 comentários
tags: eurovisão, finlândia, helsinki 2007, irlanda, lituânia
Portugal ficou a 4 pontos da final!
Ver para crer, 11º na semi-final. Somos praticamente de Leste!
Publicada por bossito à(s) 12:01 da manhã 4 comentários
tags: eurovisão, helsinki 2007
sábado, maio 12, 2007
FYR Serbia twelve points, ERJ Serbie douze points
Do blog da BBC: «Oh dear. For the life of me, I do not know who was voting for Serbia and their bizarre liturgical dancing. Perhaps it was a clerical error.»
Publicada por bossito à(s) 11:25 da tarde 1 comentários
tags: bósnia-herzegovina, croácia, eslovénia, eurovisão, helsinki 2007, macedónia, montenegro, sérvia
Chove dinheiro no Brasil
PS: Já concordatas nem dadas, ainda há quem leve a laicidade a sério. Já por cá renovam-se acordos salazaristas sem pingo de vergonha ou, porque não dizê-lo, sentido patriótico.
Publicada por bossito à(s) 4:22 da manhã 0 comentários
tags: bento 16, brasil, esbórnia, forrobodó, icar, laicidade
Como se diz "L word" em sérvio?
PS: Como é óbvio passou à final, pelo que quem ficou fã pode votar mais logo ;)
Publicada por bossito à(s) 3:51 da manhã 5 comentários
tags: cultura queer, eurovisão, helsinki 2007, música, sérvia, vídeos
Os injustiçados da semi-final
Publicada por bossito à(s) 3:04 da manhã 1 comentários
tags: andorra, áustria, bélgica, chipre, dinamarca, eurovisão, helsinki 2007, vídeos
sexta-feira, maio 11, 2007
Saudades do Eládio
Publicada por bossito à(s) 2:58 da tarde 5 comentários
tags: eurovisão, helsinki 2007, rtp
O S. Pedro nem valia a pena tentar...
«Apesar do pedido da Prefeitura de São Paulo à médium Adelaide Scritori - da Fundação Cacique Cobra Coral - que ajude a limpar o céu e a afastar as chuvas durante a visita do Papa Bento XVI à capital, a meteorologia prevê chuva e frio na capital durante os eventos públicos do pontífice nesta quarta e quinta-feira.»Deviam era ter contratado este rapaz. Foi só o Bentinho aterrar para até haver geadas no Brasil...
Publicada por bossito à(s) 12:57 da manhã 0 comentários
tags: bento 16, brasil, metereologia, superstição
quinta-feira, maio 10, 2007
Easternvision/Lestevisão
Publicada por bossito à(s) 11:31 da tarde 8 comentários
tags: eurovisão, geografia, helsinki 2007
A pouco mais de duas horas da semi-final
2) Não desesperem com a participação da Sabrina esta noite, as coisas são mesmo assim, também ninguém vê a Eurovisão à espera de encontrar boa música. Boa nova música portuguesa divulgada lá fora encontra-se por exemplo aqui (mp3 incluídos), dica do Miguel.
3) Political Endorsement: Bichas, votem na Dinamarca. Tugas emigras, votem na Sabrina!!!
Que a Eurovisão esteja connosco, e os twelve points te acompanhem.
Publicada por bossito à(s) 5:38 da tarde 4 comentários
tags: cultura queer, eurovisão, helsinki 2007, mp3, música
Igualdade ou privilégio?
«O Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) condenou em Fevereiro passado a Ordem dos Advogados (OA) por violação da liberdade religiosa.
Segundo a edição [de 16 de Abril] do jornal Público, em causa estava o facto de uma advogada estagiária, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, cujo dia santo é o sábado, ter pedido a alteração do exame final de agregação, que estava marcado para aquele dia da semana
A Ordem recusou o pedido, mas foi obrigada pelo tribunal a marcar o exame num outro dia, que não sábado.»Lembro-me de há anos atrás, mal entrei na faculdade, ter lido um regulamento sobre faltas às aulas e ter pasmado pelo facto de não poderem ser justificadas em casos de doença (excepto tuberculose!), mas poderem sê-lo por motivos religiosos. Creio que o mesmo se aplicava aos exames. Basicamente se tencionavas ir ao exame marcado no dia X mas tinhas o azar de ser atropelado pelo caminho, chumbavas. Se não querias ir ao exame para ficar a rezar, marcavam-te nova data.
É claro que os católicos são a minoria religiosa (só cerca de 14% da população a pratica regularmente) mais privilegiada do país, sendo que o seu "dia sagrado" funciona como dia de descanso semanal para todos. Mas lá está, "é para todos", logo mesmo que seja mais conveniente aos católicos, todos podem dele usufruir, o mesmo vale para os feriados religiosos. Ao obrigar as instituições a criarem "feriados personalizados" por motivos religiosos estamos a acrescentar algo, e não a substituir. Estamos a obrigar que as instituições laicas assumam encargos e transtornos extra por causa da crença de alguém. E na prática isto representa uma possibilidade de calendarizar a vida de acordo com as nossas conveniências, usando a religião como desculpa. Uma possibilidade que não está ao alcance daqueles sem qualquer religião.
Publicada por bossito à(s) 2:49 da manhã 8 comentários
tags: ateísmo, cristãos, discriminação, justiça, laicidade, religião
Espasmo post-mortem imperial
Publicada por bossito à(s) 2:20 da manhã 3 comentários
tags: demagogia, fundamentalismo, religião, timor leste
Ontem foi feriado neste blog
Publicada por bossito à(s) 1:34 da manhã 0 comentários
tags: efemérides, união europeia
terça-feira, maio 08, 2007
Chegou aquela semana do ano...
Este ano não temos feito muitas antevisões do evento e por isso aproveito para sugerir um artigo da BBC on-line que compila as participações que mais têm dado que falar (obrigado Bruno). E no Chuza! encontrei este magnífico vídeo da televisão finlandesa dos anos 80, que nos ensina os melhores passos para acompanhar a emissão a partir de Helsínquia já na Quinta-feira, a semi-final, e depois no Sábado a grande final. Este ano estreiam-se pela primeira vez nas lides eurovisivas a República Checa, a Geórgia e a Sérvia e o Montenegro de forma independente, sejam pois muito bem vindos à família :)
Publicada por bossito à(s) 4:19 da tarde 0 comentários
tags: austrália, eurovisão, finlândia, geórgia, helsinki 2007, montenegro, república checa, sérvia, vídeos
Mais um teste de diagnóstico ideológico
#1 You are an ecologist or green.
#2 You are a social liberal.
#3 You are a social democrat.
#4 You are a classical socialist.
#5 You adhere to the Third Way.
#6 You are a communist.
#7 You are an anarcho-communist.
#8 You are a market liberal.
#9 You are a Christian democrat.
#10 You are a fascist.
#11 You are a libertarian conservative.
#12 You are an anarcho-capitalist.
Respondendo a tudo "indeciso" e atribuindo uma importância média a todas as perguntas o resultado é a Terceira Via. Parece-me portanto um teste bastante fiável.
Publicada por bossito à(s) 3:25 da tarde 11 comentários
Fátima sem vergonha
Publicada por bossito à(s) 2:48 da manhã 3 comentários
tags: espanha, fascismo, fundamentalismo, linguagem, religião, sites a evitar
segunda-feira, maio 07, 2007
O futuro é gratuito
E só hoje soube também que existe uma versão brasileira do Destak, em São Paulo, que também tem um site decentezinho, mas com muito menos notícias. Curiosamente hoje foi ainda o dia de lançamento da edição paulista do gratuito de origem sueca Metro, que é há alguns anos o rival do Destak em Portugal. Era capaz de ser interessante uma fusão on-line das edições portuguesas e brasileiras dos dois títulos, possibilitando assim maior conteúdo disponível num só site, mas para tal é necessário que o acordo ortográfico entre finalmente em prática.
Publicada por bossito à(s) 11:40 da tarde 0 comentários
tags: brasil, destak, imprensa, internet, língua, metro, sites recomendados
Do canudo até ao osso
Um dia que a dádiva salve a vida de alguém, cá estará a imprensa atenta pronta a denunciar a irregularidade do acto...
Publicada por bossito à(s) 5:13 da manhã 0 comentários
tags: dn, imprensa, saúde, sensacionalismo
Diz que o PS quer partir a República em 3 ou 4
Não, não é mais uma citação de Jardim (que por acaso também falou em "questões fracturantes" no seu discurso, segundo ele contribuem para "o aumento da criminalidade"). Já agora, eu acho o sr. Jardim um bocadinho fracturante. Da criminalidade não sei.
Mas então que é isto? Uma nova regionalização hard-core proposta pelo PS? Não, isto é apenas a continuação do jornalismo criativo de um funcionário do Diário de Notícias, que deve ter ficado com birra depois das críticas que recebeu na blogosfera, nomeadamente de um dos visados pelas suas magníficas prosas, e em vez de se corrigir, arrasta o disparate pelas páginas do jornal. E claro, o jornalismo da praça não é muito de verificar dados, inquirir pessoas e tal, e a coisa já chegou a outros títulos com o mesmo grau de leviandade.
O pior é pensar que se abatem árvores para isto. Para escrever em tom de troça o que diz Jardim com ar de drama-queen. Estão bem uns para os outros, falam a mesmíssima língua. Coitadas das árvores, morte inglória e imerecida, ainda que tenham sido eucaliptos.
Publicada por bossito à(s) 4:27 da manhã 2 comentários
tags: casamento, dn, jornalismo, linguagem, madeira, temas fracturantes
Coitadinho do eucalipto
Lendo as notícias para além do cabeçalho percebe-se que o estudo que motivou tão belos e taxativos títulos afinal contemplava apenas eucaliptais, pastagens e montados. Ora pastagens não são bosques, e nos montados os sobreiros estão muito mais dispersos que os eucaliptos num eucaliptal. Concluir que um eucaliptal retém mais CO2 que um montado ou uma pastagem é tudo menos surpreendente. Daí a concluir que o eucalipto é "árvore campeã" é... o jornalismo a que estamos habituados e um profundíssimo disparate.
Para termos esse tipo de conclusão teríamos que ter estudos que comparassem a retenção de CO2 por diferentes espécies de árvores. Não temos. Mas temos outra coisa, temos o conhecimento da devastação que a monocultura de eucalipto tem causado na floresta portuguesa. Pondo em perigo espécies da fauna e flora autóctones, incapazes de sobreviver perante a concorrência desleal dessa praga. E sendo o melhor combustível para qualquer incêndio. Nem precisamos de nenhum estudo para dizer isto, temos décadas de trágicas experiências. O que não temos, aparentemente, é o mínimo de bom senso e espírito crítico nas redacções do país.
Já agora, era bom que no próximo Outono, aquela altura em que os incêndios deixam de ser notícia, algum jornal tivesse a bondade de publicar um guia sobre reflorestação, semelhante a este da Universidade de Vigo (ou em inglês), que explica de forma fácil como qualquer pessoa pode colaborar na reflorestação dos montes ardidos, usando as espécies autóctones (os carvalhos porra!), que, essas sim, garantem uma floresta viva, rica, diversificada, capaz de resistir melhor aos incêndios, retendo assim muito mais CO2, e de forma mais duradoura.
PS: Já agora chamo a atenção para uma colecção de livros dedicados à floresta portuguesa editados pelo Público em colaboração, entre outros, com a Liga para a Protecção da Natureza. Consta que são óptimos, no entanto o preço e a tiragem limitada impedem uma grande difusão, não respondendo portanto à minha sugestão.
Publicada por bossito à(s) 3:37 da manhã 2 comentários
tags: árvores, jornalismo, sensacionalismo
O efeito Portas abertas
Eleições madeirenses de 2007, CDS-PP: 7512 votos, 5,34%
Ou "o trabalho liberta". Com as alterações da lei eleitoral o CDS-PP conseguiu manter o mesmo número de deputados, 2, mas se calhar até preferiam ter perdido um a terem que aturar um outro do PND, que assim se estreia no parlamento ilhéu à custa de 2928 votos, um pouco mais que os perdidos pelo CDS. Livra que é mais difícil ser eleito para uma assembleia de freguesia portuguesa, do que para o parlamento da Madeira...
Publicada por bossito à(s) 12:01 da manhã 0 comentários
tags: cds, eleições, madeira, micropartidos
domingo, maio 06, 2007
Alguém consegue ensinar uma lesma a agitar uma bandeirinha?
Publicada por bossito à(s) 10:52 da tarde 2 comentários
tags: eleições, madeira, marasmo, partido socialista, rtp
Há dias assim... c'est la vie!
Jardim na Madeira. Mas não será exactamente mais do mesmo. Os madeirenses deram uma clara vitória à tese da "colonização lisboeta". Nenhum democrata pode ser insensível a isto, nenhum democrata pode ser complacente com o colonialismo. Os madeirenses decidiram, e a sua opinião deve ser respeitada. A Madeira deve tornar-se no sexto PALOP o quanto antes. Descolonização já!
Publicada por bossito à(s) 7:08 da tarde 2 comentários
sábado, maio 05, 2007
Ainda a conversa dos bonzões
E no Avatares a compilação das listas alternativas à da Sharapova. Ainda não acredito que me esqueci do Jude, jamais me perdoarei...
Publicada por bossito à(s) 8:32 da tarde 2 comentários
tags: bonzões, desporto, futebol, listas, reino unido, vídeos
Madrid com as árvores
Publicada por bossito à(s) 3:12 da tarde 1 comentários
Porn in the House
Publicada por bossito à(s) 2:51 da manhã 0 comentários
tags: cartoon, pornografia, tv
sexta-feira, maio 04, 2007
McFlorida
PS: Afinal o SNP venceu, pelo que Sir Sean Connery poderá ainda ver satisfeita a sua vontade de morrer numa Escócia independente.
Publicada por bossito à(s) 1:34 da tarde 4 comentários
quinta-feira, maio 03, 2007
Como dar uma imagem civilizada a Alberto João Jardim?
Publicada por bossito à(s) 3:45 da tarde 0 comentários
tags: cds, eleições, linguagem, madeira, micropartidos, presidência
Correiodamanhização fumada
Publicada por bossito à(s) 3:13 da tarde 0 comentários
tags: dn, jornalismo, manipulação, sensacionalismo, tabaco
Afinal não foi só a câmara que caiu em Lisboa
Publicada por bossito à(s) 2:51 da manhã 7 comentários
Meme porno-pimba-gay
Foram então eles: 1) «Soccer practice» do Gay Pimp (algures publicado na versão anterior do renas); 2) «Merry Kiss-my-ass» de não sei quem são mas amo-os ainda assim; e 3) claro o «No quiero enamorarme» do Daniel Zueras (que tantas visitas rendeu a este blog, que até teve direito a citação no MixBrasil).
Agora lá em cima temos um já nosso velho conhecido, Azis, o cigano travesti mais popular da Bulgária e ex-coro eurovisivo, interpretando «No Kazvam ti stiga», cuja tradução deverá ser algo como "Eu trolhas gosto deles é a rebentar de esteróides".
Aos que preferem os magrinhos fica ainda aqui em baixo o «Gay Bar» dos Electric Six. Please enjoy. E sim, o Lincoln era mesmo gay.
Publicada por bossito à(s) 1:46 da manhã 0 comentários
tags: bulgária, música, pimba, pornografia, vídeos
Norte: a crise nunca bateu tão fundo
Publicada por bossito à(s) 1:28 da manhã 0 comentários
tags: artigos recomendados, economia, jn, norte de portugal, regionalização
A Sharapova que fique com o Putin, eu era estes sff
- Alexei Nemov
- Andriy Shevchenko
- Dean Phoenix
- Ewan McGregor
- Frédéric Michalak
- James Purefoy
- Kevin McKidd
- Mathew St. Patrick
- Patrick Wilson
- Thierry Henry
Isto é uma de muitas possibilidades. Quanto à Sharapova, lamento meus senhores, mas tenistas boazudas com fetiches por Vladimir Putin na minha terra chamam-se lésbicas.
PS: Só mais um, Matthew Rhys.
Publicada por bossito à(s) 1:22 da manhã 1 comentários
tags: bonzões, desporto, listas, outing, pornografia